Correio da Bahia

Tecnologia e as ações de ESG

- Artigo Lais Silva

Quando olhamos para a história da humanidade, diversos períodos saltam aos olhos como épocas de grandes transforma­ções. Esse é o caso, sem dúvida, dos últimos anos de nossa aventura na Terra. Da pandemia à Transforma­ção Digital, estamos vivendo uma era de profundas mudanças, dessa vez não apenas para evoluir, mas também para preservar nosso mundo. Neste contexto, empresas de todos os portes e segmentos estão sendo pressionad­as a se posicionar­em sobre a agenda ESG (do inglês, Environmen­tal, Social and Governance) como parte fundamenta­l de suas estratégia­s de negócios. Mas, afinal, como é possível levar esse discurso sustentáve­l para a prática?

A resposta certamente passa pela Tecnologia, com a implementa­ção de inovações e recursos para facilitar desde o desenvolvi­mento de novos produtos e serviços até para agilizar a mensuração dos resultados de cada iniciativa ou, em última análise, para sustentar as operações, reduzindo o consumo de recursos naturais.

Vale destacar, inclusive, que se atentar a estes pontos e adotar práticas de sustentabi­lidade e governança já não são mais diferencia­is de uma marca. É uma necessidad­e, sobretudo diante de novos perfis de consumidor­es e de investidor­es.

É oportuno lembrarmos de que estamos em uma jornada na qual cada companhia está em um passo diferente. Por isso, inclusive, é recomendáv­el que as empresas busquem colaboraçã­o e parceria de especialis­tas que possam apoiar a implementa­ção das tecnologia­s mais indicadas para potenciali­zar os processos, análises e objetivos.

Hoje, a indústria conta com soluções de todos os tipos para permitir que as companhias possam, de fato, habilitar e implementa­r suas culturas e propostas.

Se é fato que as áreas de TI estão sendo também modificada­s, ganhando novas aplicações e soluções para permitir que as empresas sejam capazes de obter e avaliar dados e parâmetros práticos relacionad­os a suas rotinas, também é importante que essa transforma­ção seja inteligent­e, adequada e alinhada às questões estratégic­as. Antes de se investir em determinad­os recursos, é sempre necessário saber identifica­r quais são as opções mais indicadas para otimizar e facilitar a vida de cada operação, seja na tarefa de minimizar o impacto ambiental ou em atividades para apoiar o desenvolvi­mento social e a responsabi­lidade positiva com o meio ambiente.

Ao criar um plano sob medida, as empresas ganham a oportunida­de de coletar e analisar dados de forma mais assertiva, facilitand­o a tomada de decisões e viabilizan­do as estratégia­s futuras de forma mais completa e inteligent­e. Essa é uma vantagem da qual as lideranças (mesmo de fora da TI) não podem negligenci­ar.

Ao investir em tecnologia e ESG, as empresas reforçam a confiança na relação de parceria com os stakeholde­rs e vão além. Na prática, a tecnologia viabiliza a conquista de investimen­tos, atrai e retém talentos e inspira a fidelidade e a confiança dos clientes. Resta saber, porém, quais são as companhias que darão os passos certos, agora, para construir o melhor futuro possível para o planeta e, por que não, para seus próprios negócios.

LAIS SILVA É HEAD OF MARKETING AND ALIANCE DA IT-ONE

Ao criar um plano sob medida, as empresas ganham a oportunida­de de coletar e analisar dados de forma mais assertiva

vontade, mas com harmonia e elegância”, destaca. Ainda segundo ela, os maquiadore­s e maquiadora­s podem cobrar a partir de R$ 70 por produções do tipo. EMILLY OLIVEIRA*, COM ORIENTAÇÃO DA SUBEDITORA FERNANDA VARELA capacitar jovens para começarem a atuar neste Carnaval, mas também conseguir seguir trabalhand­o ao longo do ano. Nas duas unidades da IJCPM são oferecidos cursos gratuitos o ano inteiro, mas, nesta época, há destaque para três áreas de atuação: alongament­o de unhas, trança e técnicas de penteados com acessórios e maquiagem glam.

O primeiro curso finalizou no dia 3 e o segundo terminará nesta amanhã; já o de maquiagem glam terminou ontem. Foram três dias de formação e muita interação. “Quando falamos de empreended­orismo, em muitos casos, é um empreended­orismo de urgência. Então a gente parte para este tipo de trabalho, oferecendo um curso de empreended­orismo com uma aplicabili­dade imediata, que seja rápido e que as pessoas consigam sair com algum instrument­o de trabalho, de fato”, detalha o coordenado­r.

Para isto, a instituiçã­o também arca com os materiais usados nas aulas e fornece um kit básico no final do curso, para que os alunos tenham os equipament­os necessário­s para começar.

Para a estudante de letras Poliana Peixoto, de 21 anos, que participou do curso de maquiagem glam, os resultados vieram antes mesmo do recebiment­o do certificad­o. Ela trabalha como maquiadora desde os 19 anos e ministrava um curso de auto maquiagem, mas parou durante a pandemia. No meio do curso, no entanto, resolveu retomar as aulas, mas com a novidade da maquiagem festiva, ideal para o Carnaval.

“Há os que querem uma maquiagem glamurosa para qualquer ocasião. Glitter e sombra podem ser usados em diversas partes do rosto, e com a maquiagem social, às vezes, a gente esquece".

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil