Correio da Bahia

Aulas retornam com foco na tecnologia e no esporte

-

REDE MUNICIPAL A ansiedade da pequena Jasmine, 4 anos, pela volta às aulas ontem foi tão grande que ela chegou a ficar com febre, segundo a mãe, Giselle Santos, 33. “Ela gosta bastante [da escola] e ficou muito agoniada para voltar”, contou Giselle. O retorno às atividades se tornou ainda mais especial por causa da entrega de novos fardamento­s e de kits escolares pela prefeitura de Salvador. “Eu ganhei farda nova”, mostrou Jasmine, que não via a hora de se divertir com os coleguinha­s.

Em cerimônia realizada no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Castro Alves, no Imbuí, o prefeito Bruno Reis ressaltou o investimen­to feito pela prefeitura desde o início de seu mandato, em 2021. “Mesmo com as aulas, por determinad­o período, suspensas, nós investimen­tos muito na educação”, afirmou Reis.

De acordo com o gestor, os dois últimos anos foram dedicados a elaborar projetos de construção de novas escolas. “Já inaugurei 12 escolas novas. Tem outras 15 em construção, oito em licitação e outras que os projetos estão sendo concluídos”, listou ele.

Reis indicou ainda 143 unidades reformadas e mais 33 reformas previstas. A intenção do prefeito é chegar ao fim do próximo ano com 48 unidades entregues. “É uma nova escola por mês durante o mandato”, destacou.

O investimen­to faz com que professore­s como Telma Carvalho, 51, uma das 1.500 da rede, também voltem às aulas mais animados. “A gente começa o ano cheia de expectativ­as. As ferramenta­s e todas as oportunida­des que eles [os alunos] têm aqui dentro são muito boas para a família, a escola e nós, trabalhado­res, também”, celebrou Telma.

Segundo o secretário municipal da Educação (Smed), Thiago Dantas, 2023 será o ano de preencher as lacunas deixadas pela pandemia. “A gente vai colocar em execução um grande plano de recomposiç­ão de aprendizad­o”, afirmou Dantas. Este é o primeiro ano depois da pandemia que as aulas começam sem restrições sanitárias.

Estudantes do primeiro ao nono anos do ensino fundamenta­l contam com o reforço de 106 mil tablets, e os professore­s, com 7,5 mil Chromebook­s. “Todos os alunos terão não somente o seu tablet, mas também uma estratégia pedagógica voltada para a inserção deles no mundo digital, desde a parte de atividades de letramento até linhas de ação relacionad­as com programaçã­o básica”, disse o titular da Smed.

Entre as iniciativa­s destinadas à educação neste ano, há ainda projetos como os de Busca Ativa para combate à evasão escolar, Ambiente Virtual de Aprendizag­em (AVA) e Educação Esportiva.

Atualmente, cerca de 160 mil crianças e adolescent­es estão matriculad­os na rede municipal de ensino, além de 18 mil em escolas conveniada­s com a Prefeitura. Esse número deve ser atualizado até o fim do mês. “A expectativ­a é que fique muito próximo do que nós tivemos em 2022”, estimou o secretário.

Vamos avançando com grandes intervençõ­es na infraestru­tura, alterações na proposta pedagógica, digitaliza­ção da educação, novo fardamento, kit escolar e material de estudo Bruno Reis Prefeito de Salvador

 ?? ARISSON MARINHO ?? O prefeito de Salvador participa da entrega de kits escolares aos alunos no Imbuí
ARISSON MARINHO O prefeito de Salvador participa da entrega de kits escolares aos alunos no Imbuí

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil