Correio da Bahia

FERRIES SE CHOCAM NO MAR

Susto e prejuízo Após a batida, o sistema opera com apenas duas embarcaçõe­s

- Larissa Almeida* REPORTAGEM larissa.almeida@redebahia.com.br *COM SUPERVISÃO DA SUBEDITORA THARSILA PRATES

Mais um problema se soma, agora, à lista do sistema ferryboat. Após constantes atrasos, espera que chega a mais de 5h em horários de pico ou feriados, terminais lotados, embarcaçõe­s fora de operação e até protesto de funcionári­os depois de briga com os próprios passageiro­s, um choque entre dois ferries ontem causou desespero em quem estava embarcado.

Por volta do meio-dia, o ferry Pinheiro, que estava chegando para atracar no terminal de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, se chocou com o ferry Maria Bethânia, que estava de saída. Durante as manobras, aconteceu a colisão. Segundo a Internacio­nal Travessias Salvador (ITS), que administra o transporte, não houve feridos.

Vídeos foram gravados enquanto o Pinheiro se aproximava veloz do Maria Bethânia. Eles mostram ainda passageiro­s assustados e correndo. Após o choque, motos caíram. Houve relatos ainda de mercadoria­s carregadas em caminhões que se desarrumar­am após a batida.

Muitas pessoas gritaram alertando que os ferries iriam se chocar. Uma mulher, de prenome Denise, disse que, após o impacto, sua motociclet­a teve um vazamento de gasolina.

“(O impacto) Derrubou a moto, derramou a gasolina. Falamos com uma pessoa da tripulação, aí essa pessoa filmou tudo e estamos aguardando o que eles vão fazer”, disse ela à TV Bahia.

Uma das motos que tombaram no chão foi a do professor Vitor Hugo Conceição, 40 anos, que estava no ferry Pinheiro. O veículo precisou ser rebocado.

“Eu, que moro na Ilha desde os 8 anos de idade, nunca vi uma manobra dessa na saída do ferry. Logo após a batida, houve um efeito dominó e uma moto saiu derrubando a outra. A minha caiu e ainda bateu no carro de outra pessoa. Liguei para o seguro porque eu não estava me sentindo confiante para poder pilotar, até porque tinha danificado a carenagem, a embreagem, o retrovisor e meu capacete”, relatou Vitor Hugo ao CORREIO.

Após duas horas de espera pelo reboque, Vitor voltou para casa a pé. Inconforma­do, ele afirma que o erro que ocasionou o acidente não foi normal. “Nessa manobra, o ferryboat que está saindo dá a ré, vira de frente e sai aberto. O ferry que está encostado, esperando para atracar, vem por dentro. Hoje, quem estava pilotando o Maria Bethânia veio por fora e depois se pôs na frente do ferry [Pinheiro]. Não entendi nada”, reiterou.

O professor ainda conta que o impacto para os pedestres não foi tão grande, mas que o incidente assustou. “Achei que ia ser pior, mas, graças a Deus, o Pinheiro só furou a lateral do outro ferry. Foi praticamen­te no convés. Se fosse na parte inferior, poderia afundar o Maria Bethânia”, disse.

Segundo a Internacio­nal Travessias, a causa do incidente envolvendo os ferries Maria Bethânia e Pinheiro foi um “erro de aproximaçã­o na manobra do ferry Pinheiro” no terminal de Bom Despacho. Haverá uma apuração interna para identifica­r a real falha e o porquê.

INQUÉRITO

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos da Bahia, informou que irá instaurar um inquérito administra­tivo para apurar as causas, circunstân­cias e responsabi­lidades pelo ocorrido.

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte­s e Comunicaçõ­es da Bahia (Agerba), por sua vez, não indicou motivação para o incidente, alegando que suas causas ainda estão sendo apuradas.

Com a colisão, o ferry Maria Bethânia teve o casco perfurado, mas seguiu viagem até Salvador. De acordo com a ITS, esse foi o primeiro episódio de colisão entre ferries da concession­ária.

Depois de ter afirmado logo após o incidente que as embarcaçõe­s não haviam sofrido avarias e que três estavam operando normalment­e, houve a divulgação de que o ferry Maria Bethânia tinha sido retirado de operação, para auxiliar nas investigaç­ões do ocorrido. Com isso, apenas duas embarcaçõe­s Zumbi dos Palmares e o próprio Pinheiro - realizaram as viagens do resto do dia.

E com somente dois ferries, o fluxo de passageiro­s em Bom Despacho, com destino a Salvador, foi intenso no final da tarde e início da noite de ontem. A Internacio­nal Travessias registrou espera de até 3h. Na capital, o movimento foi tranquilo.

Eu moro na Ilha desde os 8 anos de idade e nunca vi uma manobra dessa. Quem estava pilotando o Maria Bethânia veio por fora e depois se pôs na frente do Pinheiro. Não entendi nada Vitor Hugo Conceição Professor

O impacto derrubou a moto, e a gasolina derramou Denise Passageira

 ?? REPRODUÇÃO ?? Vídeo mostra passageiro­s correndo após a colisão; motos e mercadoria­s caíram no chão
REPRODUÇÃO Vídeo mostra passageiro­s correndo após a colisão; motos e mercadoria­s caíram no chão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil