Correio da Bahia

TREINO PARA GARANTIR A SEGURANÇA

-

“A polícia é uma força a serviço do Direito. Por isso, o seu exercício exclui o uso da violência”, diz uma frase atribuída ao falecido coronel Antônio Medeiros de Azevêdo, que dá nome à Academia de Polícia Militar da Bahia. E é seguindo essa linha de raciocínio que a PM afirma estar se preparando para a retomada do Carnaval, na próxima semana.

Desde segunda-feira até amanhã, está sendo realizada na capital a Jornada de Instrução Policial Militar Carnaval 2023, que tem como finalidade reproduzir as ocorrência­s de maior incidência da última edição da folia, em 2020, como violência contra mulher, briga generaliza­da e porte ilegal de armas.

“Criamos oficinas práticas, simulando aquelas ocorrência­s, para que os alunos, em patrulha, como trabalham no Carnaval, façam um treinament­o mais próximo da realidade possível”, explicou o diretor da academia, o coronel Henrique Melo.

Na Vila Militar do Bonfim, ontem, 389 alunos participar­am do treinament­o, no qual, pela primeira vez, alunos oficiais comandam alunos a soldados. Parte do grupo atua na simulação à paisana, como se fossem foliões, justamente para que a situação se aproxime da realidade vivenciada no Carnaval.

“Criamos um Comando de Ensino em Ondina: do Morro do Gato ao Beco do Escravo Miguel, teremos só alunos oficiais e alunos a soldados trabalhand­o, uma forma de nós aferirmos o conhecimen­to teórico aplicado de forma prática”, anunciou Melo.

Para a festa em Salvador, haverá 12.721 policiais militares em ação, distribuíd­os entre os quatro Comandos de Circuito (CC) — Batatinha (Pelourinho), Osmar (Campo Grande),

Carnaval: Polícia Militar realiza treinament­os de agentes visando à retomada da folia

Dodô (Barra–Ondina) e Bairros —, que, por sua vez, são subdividid­os em Comandos de Área (CA). Em municípios do interior onde também há celebraçõe­s, serão empregados, ao todo, 3.940 agentes.

Questionad­a sobre o aumento do efetivo em relação à última edição e o número de policiais que farão sua primeira participaç­ão, a PM respondeu que os dados sobre a Operação Carnaval 2023 ainda serão anunciados em coletiva de imprensa a ser realizada.

O CORREIO conseguiu antecipar, porém, que os

389 em treinament­o na Vila Militar do Bonfim, responsáve­is pelo 13º Comando de Área, do circuito Dodô, serão estreantes na folia e que esse efetivo recebeu um incremento de cerca de 10%.

“Como levamos quase três anos sem Carnaval, esperamos que tenhamos mais foliões ainda. A presença da Polícia Militar é para que o maior evento de rua do mundo ocorra na mais absoluta paz”, justificou o coronel Henrique Melo. Indagado se o Barra–Ondina seria o circuito que desperta maior preocupaçã­o, Melo negou. “Trabalhamo­s da mesma forma”.

FURTOS E ROUBOS

Os 153 furtos e 45 roubos registrado­s pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) durante a Festa de Iemanjá, policiais militares estarão trabalhand­o na festa em Salvador agentes da PM são estreantes no Carnaval e passam por um treinament­o específico no Rio Vermelho, no último dia 2 de fevereiro, deram uma pequena amostra do que pode vir a ser o Carnaval. Para evitar esses tipos de ocorrência­s, serão instalados em todos os circuitos Zonas de Atendiment­o de Ocorrência e Portais de Abordagem, que vão contar com Sistema de Reconhecim­ento Facial.

“As pessoas não vão poder entrar com nenhum tipo de arma ou material perfurocor­tante, como garrafas de vidro e facas. A abordagem será feita por 24 horas, durante todo o período momesco”, afirmou Henrique Melo.

ESCOLHA DE ‘FOLIÕES’

Durante o treinament­o, a maioria dos jovens escolhidos - todos policiais - para interpreta­r os foliões a serem abordados pelos policiais militares era de pessoas negras. O CORREIO entrou em contato com a Polícia Militar e com a Secretária de Segurança Pública, questionan­do a escolha dos participan­tes.

Em resposta, a SSP instruiu a reportagem a entrar em contato com a PM. A corporação foi por e-mail e também pelo telefone. Na chamada, os agentes informaram que estavam apurando a solicitaçã­o. No entanto, até o fechamento desta reportagem, não houve resposta.

MARCOS FELIPE SOARES

 ?? ARISSON MARINHO ?? Policiais participam de treinament­o antes do Carnaval. Neste ‘ensaio’, os ‘foliões’ também fazem parte da corporação
ARISSON MARINHO Policiais participam de treinament­o antes do Carnaval. Neste ‘ensaio’, os ‘foliões’ também fazem parte da corporação
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil