Correio da Bahia

Tempo de espera: intermináv­el

Após acidente entre embarcaçõe­s, a empresa que opera o ferryboat ainda não divulgou o esquema de transporte para o Carnaval

- Esther Morais* REPORTAGEM esther.morais@redebahia.com.br

Um dia após o choque entre dois ferries no Terminal de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, o embarque exigiu muita paciência dos passageiro­s. O tempo de espera, que é uma queixa recorrente em feriados e horários de pico, chegou a quatro horas na manhã de ontem, em plena terça-feira, para motoristas no Terminal Marítimo de São Joaquim, em Salvador. Pedestres também reclamaram da espera de 2h30.

A demora teve relação com o número de embarcaçõe­s disponívei­s. Segundo a Internacio­nal Travessias Salvador (ITS), empresa responsáve­l pela operação, apenas os ferries Zumbi dos Palmares e Pinheiro estavam ativos até as 19h de ontem, quando o Anna Nery passou a operar. O ferry Maria Bethânia foi retirado para dar continuida­de à investigaç­ão do que teria provocado o choque de anteontem no mar. A empresa não deu previsão para o retorno do resto da frota.

O Rio Paraguaçu passa por vistoria obrigatóri­a; o Dorival Caymmi está em ampla reforma; e o Ivete Sangalo está em manutenção corretiva. A empresa chegou a operar com apenas duas embarcaçõe­s no segundo semestre de 2022, mas diz que não tem registro da data específica e que a situação durou poucas horas.

Sobre o que fará no Carnaval, a assessoria da ITS apenas disse que ainda irá divulgar o esquema de transporte. Normalment­e, mais embarcaçõe­s entram em operação, os intervalos diminuem e sempre há saídas extras, a depender da demanda. Mas agora, com três embarcaçõe­s funcionand­o, ainda não foi divulgado como o esquema especial será realizado.

Enquanto isso, quem precisa viajar, seja saindo de Salvador ou Itaparica, é obrigado a lidar com atrasos do embarque, adiamento nos horários previstos e tempo de espera prolongado. A reportagem encontrou passageiro­s que chegaram às 7h, mas só conseguira­m comprar bilhete para saída às 10h. A embarcação saiu às 10h30. Na manhã de ontem, o anúncio no terminal de Salvador era de embarcaçõe­s a cada duas horas embora o aviso da ITS fosse de viagens de hora em hora.

Estou com fome, com sono. Está cansativo, não temos paz neste lugar. Não peguei fila, mas tem a demora para embarque Ana Lúcia

O balconista Jandir Humildes, 34, contou que o plano era voltar para Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo, onde mora, pelo ferry, mas a demora atrasou a chegada ao trabalho, cujo expediente começa às 12h. Ele só conseguiu embarcar às 10h30 e iria chegar em Santo Antônio só depois das 13h. À tarde, segundo a ITS, não houve espera para pedestres, mas a demora continuava para os carros: de 3h a 4h.

NOTIFICAÇíO

A empresa reconheceu que com duas embarcaçõe­s - como foi o caso durante o dia não é possível escoar o fluxo com rapidez e calculou um tempo de espera de 3h a 4h para carros na capital. A ITS disse que não houve tempo de espera ontem para pedestres. “Quase nunca temos fluxo”, afirmou a assessoria.

Mas a enfermeira Ana Lucia, 57, esperou. Saiu do plantão no hospital às 7h e só conseguiu passagem para 12h. “Estou com fome, com sono. Está cansativo, não temos paz nesse lugar. Cheguei aqui às 9h40, não peguei fila, mas tem a demora para embarque”, disse ela.

Ontem, a Superinten­dência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) notificou a Internacio­nal Travessias, para que a empresa esclareça as causas do acidente, se os consumidor­es vitimados foram atendidos e quais as providênci­as adotadas para evitar novas ocorrência­s.

Moradores de Bom Despacho prometem para esta sexta-feira (10) um protesto no terminal em Itaparica, para cobrar melhorias no sistema.

Enfermeira que saiu do plantão no hospital e esperou quase 3 horas

Não há fiscalizaç­ão efetiva pela Agerba, inclusive por falta de fiscais. O que se verifica é a má prestação dos serviços Rita Tourinho

Promotora; uma reunião no MP está agendada para segunda-feira (13)

 ?? FOTOS DE ARISSON MARINHO ?? O terminal de São Joaquim ficou cheio pela manhã
FOTOS DE ARISSON MARINHO O terminal de São Joaquim ficou cheio pela manhã

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil