Correio da Bahia

Comédia mostra bastidores do teatro

-

O que acontece nos bastidores de um espetáculo teatral minutos antes de sua estreia? Um pouco do caos e do nervosismo é revelado ao público na comédia O Terceiro Sinal, que fica em cartaz no Teatro Martim Gonçalves amanhã, sexta e domingo. Com direção de Paulinho Machado, do sucesso Deboche (2022) e orientação do professor e diretor teatral João Sanches, a peça conta com texto de Claudia Barral e no elenco nomes premiados do teatro baiano como Evana Jeyssan, Evelin Buchegger, Luiz Pepeu, Rodrigo Villa e Victor Sampaio.

Na peça, um jovem diretor, encantado com a magia do teatro, escala duas atrizes e dois atores experiente­s e mais velhos para compor o elenco de uma montagem. Através do humo, são revelados problemas e particular­idades de cada atriz/ator e dos bastidores do fazer teatral, com seus problemas de falta de verba, incentivo e valorizaçã­o do artista.

“Esse é meu espetáculo de formação e já faz um tempo que venho sentindo a necessidad­e de falar sobre nós, nós que fazemos teatro, e expor os percalços pessoais, mas também estruturai­s, como a falta de verba e incentivo para trabalharm­os de maneira digna. O texto de

Claudia, mulher nordestina, baiana, traz isso com propriedad­e, mas também com leveza”, explica o diretor, acrescenta­ndo que O Terceiro Sinal faz uma grande homenagem ao teatro.

Ao longo do espetáculo, o público participa de uma experiênci­a imersiva, que transcende os limites do palco e incorpora todas as partes do teatro, como as arquibanca­das, o proscênio, as portas laterais, e a cabine de luz. A ideia é que o público tenha a perspectiv­a de quem está dentro de um teatro antes mesmo do espetáculo acontecer e acompanhe duas realidades simultânea­s, os bastidores de uma peça dentro de outra peça.

TEATRO MARTIM GONÇALVES (CANELA). QUINTA E SEXTA (20H) E DOMINGO (19H) . INGRESSOS: R$ 20| R$ 10, À VENDA NO SYMPLA.

Já faz um tempo que venho sentindo a necessidad­e de falar sobre nós que fazemos teatro, e expor os percalços pessoais, mas também estruturai­s Paulinho Machado Diretor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil