Correio da Bahia

SANTO ANTÔNIO LOTADO DIVIDE MORADORES

- Maysa Polcri* REPORTAGEM maysa.polcri@redebahia.com.br

“Bloquinho não, é blocão mesmo”. A frase poderia ter sido do gestor Eduardo Paes, que se irritou com o diminutivo usado nas redes sociais pela prefeitura do Rio de Janeiro. Mas quem corrigiu a reportagem foi um morador do Santo Antônio Além do Carmo. O bairro é um dos mais procurados no préCarnava­l e ao menos 14 blocos gratuitos devem desfilar por lá até dia 19. A movimentaç­ão, no entanto, divide opiniões e moradores se questionam: há espaço para esse tanto de gente?

Não é novidade que blocos abertos ao público desfilem pelas ruas do Santo Antônio nos dias que antecedem o Carnaval, que começa na próxima quinta. O bairro é uma opção para quem curte a folia de um jeito mais calmo, sem o agito dos circuitos Dodô e Osmar. A questão é que, com o passar dos anos, os bloquinhos ganharam fama e recebem mais gente a cada ano.

Como o bairro não é um circuito oficial de Carnaval, não possui a mesma estrutura dos outros locais. Ordenament­o de trânsito, instalação de banheiros químicos e pontos de revista são algumas das ações que organizam grandes festas e que não são feitas no Santo Antônio. Por isso, os moradores se preocupam com o grande contingent­e de pessoas.

“Aqui virou um circuito de Carnaval, mas não tem revista, não bloqueiam o trânsito, nada. Vira tudo uma zona e não tratam o Centro Histórico como deveriam”, critica a moradora Márcia Santana, 74, que vive há oito anos na Rua Direita do Santo Antônio, a principal do bairro. Ela lembra que muitos moradores são idosos, prejudicad­os pela dificuldad­e de mobilidade.“Seumidosop­assar mal, não tem como uma ambulância chegar aqui porque fica tudo bloqueado de carro e de gente”, diz.

Moradores relataram à reportagem que o bairro começou a receber mais pessoas de fora desde que a telenovela Segundo Sol (2018), trama da Globo, foi ambientada por lá. Com a cidade cheia por conta das festas populares, em finais de semana comuns de janeiro já era difícil transitar de carro e encontrar mesas para se sentar nos bares e restaurant­es das ruas mais badaladas.

Em 2020, no Carnaval prépandemi­a, o movimento foi intenso e a expectativ­a é que as ruas do Carmo lotem ainda mais no retorno da festa. Apesar de Márcia Santana não ser contra a folia e até dizer que vai aproveitar os blocos, ela cobra que haja mais infraestru­tura. A prefeitura de Salvador foi questionad­a sobre como se dará a organizaçã­o, mas não deu retorno. Para que os blocos desfilem, é preciso uma autorizaçã­o da gestão municipal.

Aqui virou um circuito de Carnaval, mas não tem revista, não bloqueiam o trânsito, nada

Até quem nunca curtiu a festa no bairro tem planos de conhecê-la nos próximos dias. O comunicado­r Rodrigo Portela, 21, vem de Lauro de Freitas, onde mora, para acompanhar o bloco De Hoje a Oito, no sábado. Ele costuma frequentar os restaurant­es e bares durante a baixa estação e vê com bons olhos a atenção que o Santo Antônio recebe. “Acho importante a visibilida­de que a região recebe e o fortalecim­ento dos blocos de rua no Centro Histórico. O pré-Carnaval é um momento importante”, defende.

Enquanto quem curte a festa

Está virando um inferno porque as pessoas vêm para beber, deixar xixi e sujeira

Márcia Santana, aposentada

Mário Edson, fotógrafo

e vai embora só se preocupa em como voltar para casa, os moradores precisam enfrentar o dia seguinte. “Está virando um inferno porque as pessoas vêm para beber, deixar xixi e sujeira. Na festa do 2 de julho a porta da minha casa parecia um banheiro público”, relata o fotógrafo Mário Edson, 45. Para ele, o descaso é ainda maior já que o Carmo integra o Centro Histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1959 e declarado Patrimônio Mundial pela Unesco em 1985. “Falta um olhar mais apurado do poder público”, critica.

 ?? MARINA SILVA/ARQUIVO CORREIO ?? Até domingo de Carnaval, vários blocos e festas particular­es movimentam o Santo Antônio Além do Carmo
MARINA SILVA/ARQUIVO CORREIO Até domingo de Carnaval, vários blocos e festas particular­es movimentam o Santo Antônio Além do Carmo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil