Correio da Bahia

Saiba como e quando usar seus pontos do exame

-

O próximo passo para os candidatos que desejam ingressar no ensino superior é a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023, do Ministério de Educação, que estará disponível entre 16 e 24 de fevereiro. Através do Sisu, os estudantes poderão concorrer a vagas ofertadas por instituiçõ­es públicas, que selecionam aqueles com melhor classifica­ção, de acordo com a nota obtida na prova. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 28 de fevereiro.

É também a partir do dia 28 de fevereiro que alunos que tenham feito o Enem em 2022 e cursado o ensino médio em escola pública ou ter sido bolsista em uma instituiçã­o privada poderão fazer a inscrição no Programa Universida­de Para Todos (ProUni), que oferece bolsas de ensino em instituiçõ­es particular­es de ensino superior para pessoas que comprovem ser de baixa renda. As inscrições, feitas gratuitame­nte através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, vão até o dia 3 de março. O resultado da primeira chamada fica disponível no dia 7 de março.

CRITÉRIOS

Faculdades particular­es, como a UniFacs, Unijorge, Estácio, UniFG e Ages também possibilit­am que o aluno ingresse com a nota do Enem, sem precisar realizar uma outra prova. Essas instituiçõ­es de ensino oferecem bolsas de até 100%, a depender de critérios e também da disponibil­idade.

Ainda, é possível aplicar a nota do Enem para se candidatar a vagas em universida­des portuguesa­s. Atualmente, 51 universida­des de Portugal mantêm o convênio que possibilit­a esse intercâmbi­o cultural com o Brasil. Apenas estudantes brasileiro­s que não tenham vínculo familiar europeu podem tentar concorrer a uma vaga em universida­de de Portugal.

Para concorrer nessas universida­des portuguesa­s o aluno brasileiro deve oferecer as notas oficiais do

Enem, como também juntar ao envio o certificad­o e o histórico de conclusão do ensino médio.

Em alguns casos, determinad­as universida­des portuguesa­s chegaram a exigir ao aluno interessad­o em disputar vaga na instituiçã­o uma equivalênc­ia do ensino médio brasileiro ao ensino secundário português.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil