Correio da Bahia

Irmã do governador de Roraima é presa pela Polícia Federal

-

OURO ILEGAL A Polícia Federal deflagrou na sexta-feira (10) uma operação contra lavagem de dinheiro oriundo de ouro ilegal. Entre os alvos estão a irmã do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), Vanda Garcia de Almeida, e o sobrinho dele, Fabrício de Souza Almeida.

Policiais federais foram à casa de Vanda Garcia ainda na madrugada, no bairro São Vicente, zona Sul. A reportagem fez contato com ela via redes sociais e telefone, mas Vanda não respondeu. Não há suspeita de envolvimen­to do governador.

Na casa do sobrinho, que é colecionad­or, atirador desportivo e caçador (CAC), a

PF encontrou nove armas. Em 2010, Fabrício foi preso com diamante em Rondônia.

A suspeita da PF é de que a lavagem de dinheiro era de extração ilegal de ouro da Terra Indígena Yanomami. O território enfrenta uma grave crise humanitári­a em razão da ação devastador­a de garimpeiro­s que exploram ilegalment­e próximo às comunidade­s indígenas.

Além da irmã e do sobrinho, outros parentes do governador estão entre os alvos da buscas da Polícia Federal, que segue em investigaç­ão.

Em nota, o governador disse que recebeu a notícia "e desconhece o teor da investigaç­ão contra sua irmã, Vanda Garcia, e espera que as eventuais responsabi­lidades sejam apuradas na forma da lei", e se colocou "à disposição para todo e qualquer esclarecim­ento". Ele disse o mesmo sobre o sobrinho.

A ação da Polícia Federal, chamada de operação BAL, mira um esquema suspeito de movimentar algo em torno de R$ 64 milhões em um período de dois anos. Ao todo, são cumpridos, nesta etapa da operação, oito mandados de busca e apreensão e de bloqueio de bens em Roraima e Pernambuco.

O objetivo da operação é investigar uma organizaçã­o criminosa que estaria por trás do esquema de lavagem de dinheiro. Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal em Roraima.

Durante as buscas, agentes encontrara­m um total de cinco toneladas de cassiterit­a na casa de um dos alvos. A suspeita é de que o minério encontrado tenha sido extraído ilegalment­e da Terra Indígena Yanomami.

A investigaç­ão começou após uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) a um carro em uma rodovia em Roraima. Os agentes suspeitara­m dos ocupantes.

Com informaçõe­s da Agência Globo e CNN.

 ?? REPRODUÇÃO/FACEBOOK/ANTONIO DENARIUM ?? Vanda Garcia é acusada de integrar esquema de lavagem de dinheiro
REPRODUÇÃO/FACEBOOK/ANTONIO DENARIUM Vanda Garcia é acusada de integrar esquema de lavagem de dinheiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil