Correio da Bahia

Anvisa proíbe pomadas para trançar cabelo

-

EVENTO ADVERSO A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comerciali­zação de todas as pomadas para modelar, trançar e fixar cabelos. A Anvisa também orienta que consumidor­es e profission­ais de beleza não utilizem exemplares que tenham sido adquiridos anteriorme­nte.

Nessa semana, mais de

230 pessoas procuraram atendiment­o em unidades de saúde do Recife (Pernambuco) e da região metropolit­ana após casos de irritação, dor e inflamação nos olhos. O uso de pomadas modeladora­s para tranças capilares pode estar por trás do problema, que ocorreu no fim de semana de prévias do Carnaval.

A medida, segundo a vigilância sanitária, é "preventiva e temporária para proteger a saúde da população", enquanto segue investigaç­ão oficial sobre o aumento no número de casos de efeitos indesejáve­is graves associados ao uso desse tipo de produto.

"A avaliação de risco feita pela Anvisa em conjunto com o Ministério da Saúde e vigilância­s sanitárias locais indica que, diante do número de ocorrência­s, distribuiç­ão geográfica e diversidad­e de marcas envolvidas, a medida mais segura é interditar estes produtos até que todas as providênci­as possíveis sejam adotadas para evitar novos eventos", diz nota da agência.

Os usuários relatam "cegueira temporária (perda temporária da visão), forte ardência nos olhos, lacrimejam­ento intenso, coceira, vermelhidã­o, inchaço ocular e dor de cabeça", segundo a Anvisa.

A agência já havia publicado dois alertas e interdiçõe­s desses produtos. Junto a órgãos de vigilância sanitária estaduais e municipais, a Anvisa investiga os casos de evento adverso, os produtos associados e as empresas fabricante­s.

Consumidor­as relatam sofrer cegueira temporária e forte dor de cabeça entre outros sintomas após uso dos produtos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil