Correio da Bahia

Resgate de crianças renova esperança após terremoto

-

TURQUIA E SÍRIA O número de mortos no terremoto na Turquia e na Síria chegou a 22 mil na sexta-feira. No entanto, sinais de esperança surgiram em meio à destruição. Pelo menos nove crianças foram resgatadas com vida após cinco dias soterradas, incluindo um bebê recém-nascido na cidade de Samandag, na Síria.

Agachados sob lajes de concreto e sussurrand­o “inshallah” (Graças a Deus, em árabe), os socorrista­s cuidadosam­ente enfiaram a mão nos escombros e pegaram o bebê, Yagiz Ulas, de apenas 10 dias. Com os olhos bem abertos, a criança foi enrolada em um cobertor térmico e levada para um centro médico da cidade.

Equipes de emergência também tiraram a mãe, atordoada e pálida, mas consciente, que foi levada para um hospital. O resgate de crianças pequenas melhorou muito o ânimo das equipes de resgate.

“Agora acredito em milagres”, disse Steven Bayer, líder da equipe internacio­nal de busca e resgate. “Você pode ver pessoas chorando e se abraçando. É um grande alívio que essa mulher tenha sobrevivid­o em tais condições”, comentou.

Equipes de resgate de dezenas de países trabalham até durante a noite nas ruínas de prédios destruídos na Turquia e na Síria. Em temperatur­as congelante­s, eles muitas vezes pedem silêncio ao ouvir qualquer som de vida em pilhas de concreto.

Outra boa notícia veio da Síria. Uma bebê recém-nascida, resgatada na segunda-feira, na cidade de Jenderis. Ela foi batizada de Aya (que significa “sinal de Deus”, em árabe) pela equipe médica do Hospital Cihan, para onde foi levada logo após ser retirada dos escombros ainda ligada pelo cordão umbilical à mãe, que morreu no terremoto - assim como o pai da bebê.

De acordo com o médico Hani Maarouf, que vem cuidando da menina desde o resgate, a condição de Aya está melhorando a cada dia. O principal temor, de que ela tivesse sofrido dano na coluna, não se confirmou. Assim que for liberada, ela será cuidada por um tio-avô.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil