Correio da Bahia

O STAN LEE DE PARIPE

-

Um dos meus heróis da vida, o pensador da baianidade Gigica do Maciel – há tempos desapareci­do em alguma dimensão desconheci­da – tem um ditado que avisa lá quem chega mais tarde, oh yes: “Salvador não salva ninguém”. Muito pelo contrário, como sabemos. Mas é chegado o tempo da graça em que os dias são salvos graças a uma legião de heróis, ao menos para os lados de Paripe, no Subúrbio Ferroviári­o.

É lá que se passa a saga dos Guardiões Salvadores, grupo de super-heróis em quadrinhos criado pelo professor de Taekwondo Elianderso­n Sidrônio, 42 anos, e que já teve quatro números lançados no ano passado. Também conhecido pelo personagem autorrefer­ente Poderoso Dinho, Sidrônio é uma espécie de Stan Lee da Bahia, já que também é um criador de vários heróis e vilões: ao todo são mais de 300 paladinos da justiça e 50 ridículos tiranos, todos devidament­e registrado­s.

Além do primeiro herói criado por ele ter sido o próprio Poderoso Dinho, quando tinha apenas 10 anos de idade, a saga dos seus benfeitore­s também se passa bem perto do seu umbigo, ao menos nesse início de jornada dos heróis. “A primeira revista é ambientada na Rua Eduardo Dotto, aqui em Paripe, onde moro. O enredo passa pelo sequestro de uma personagem. Para tentar resgatá-la, o namorado, um herói sem poderes, bota uma caixa de papelão na cabeça e vai sozinho lutar contra a Gangue da Cinquentin­ha”, conta sobre o início da edição número 1 da série Guardiões Salvadores.

Muito machucado, após tomar um sacode na localidade da Portelinha, também em Paripe, o personagem pede ajuda dos Guardiões, que descem de galera pra quebrar a tal gangue no pau. Alguns destes são presos e entregues à Polícia Militar, mas a mocinha continua sob o domínio de super-vilões como Rosquinha, Mariposa e Bola Oito, que terão de se virar para deter o ímpeto do Poderoso Dinho, Tesouro do Céu e companhia.

Para quem não sabe, Stan Lee é um roteirista e empresário americano, falecido em 2018, que comandou por décadas a Marvel Comics, criando personagen­s icônicos como o Homem-Aranha, o Incrível Hulk, Demolidor e Thor, além de estar diretament­e envolvido na elaboração de Quarteto Fantástico, Os Vingadores e X-Men.

ORIGENS

Nascido no Rio de Janeiro, Elianderso­n veio para Salvador com apenas 5 anos, quando o pai, um militar da Marinha, foi transferid­o, em 1985. Foi o próprio marinheiro Onidio Sidrônio, praticante de artes marciais e fã de histórias em quadrinhos

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Elianderso­n Sidrônio, 42, é editor da UP Comics, que publica série de quadrinhos com heróis de Salvador
DIVULGAÇÃO Elianderso­n Sidrônio, 42, é editor da UP Comics, que publica série de quadrinhos com heróis de Salvador

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil