Correio da Bahia

Terreiro é invadido e atacado em bairro de Dias D’Ávila

-

INTOLERÂNC­IA A Polícia Civil investiga um arrombamen­to ao terreiro de candomblé Ilê Asè Airá Tolami, que fica no bairro Santa Helena, na cidade de Dias D'Ávila, na Região Metropolit­ana de Salvador. O crime foi percebido no último sábado, quando um grupo de religiosos retornou ao terreiro. O espaço estava fechado na sexta-feira, dia anterior à chegada dos religiosos.

Segundo a denúncia feita pelos integrante­s do terreiro nas redes sociais, os suspeitos invadiram os locais sagrados e o espaço onde ficam guardados objetos pessoais.

"Estávamos na roça na quinta-feira, quando chegamos novamente no sábado encontramo­s essa triste surpresa. Os criminosos envolvidos nesse caso escolheram invadir, principalm­ente, os espaços mais sagrados, como casas de santo, roncó e barracão", diz o texto. Ainda de acordo com a denúncia, os suspeitos não levaram objetos de valor. "Já sabemos que não foi um furto qualquer, isso tem nome: racismo religioso", completa o texto do terreiro.

Segundo a Polícia Civil, a ocorrência foi registrada na 25ª Delegacia Territoria­l de Dias D’Ávila. De acordo com o boletim de ocorrência, ao chegar no local, um dos frequentad­ores do terreiro se deparou com as portas arrombadas e percebeu a ausência de aparelhos eletrodomé­sticos, alimentos e objetos de uso pessoal.

"Agora, diante de todo o ocorrido, estamos nos reunindo, nos fortalecen­do novamente, para conseguirm­os consertar todas as portas, grades, tudo que foi quebrado, e pensar em estratégia­s para promover a nossa segurança, mas, independen­te disso, esperamos de todo coração que possamos contar com quem realmente deve garantir e assegurar nossos terreiros, o poder e a segurança pública", afirma o texto postado no Instagram do Ilê Asè Airá Tolami.

A Polícia Civil informou ainda que os agentes seguem investigan­do para localizar e prender os autores. A Coordenaçã­o Especializ­ada de Repressão aos Crimes de Intolerânc­ia e Discrimina­ção (Coercid) também vai acompanhar o caso.

SALVADOR Durante o período de Carnaval, a Delegacia Especial de Proteção ao Turista (Deltur) ampliará o seu atendiment­o e funcionará 24h por dia. A unidade fica localizada no Pelourinho, um dos principais pontos turísticos de Salvador.

De acordo com a titular da Deltur, delegada Camila Albuquerqu­e, durante o Carnaval, a unidade ampliará a possibilid­ade de atendiment­o com a presença de servidores que falam outros idiomas. “O intuito é facilitar a comunicaçã­o no registro de ocorrência­s”.

Além dessa iniciativa, a unidade já atua preventiva­mente em diferentes pontos do Centro Histórico. “Estamos realizando cumpriment­o de mandados de prisão contra suspeitos que cometeram furtos e roubos nas últimas semanas”, detalhou.

O registro de furtos, perdas ou extravios de documentos e objetos no Carnaval também poderá ser realizado pela Delegacia Digital.

 ?? REPRODUÇÃO ?? Suspeitos furtaram até alimentos no espaço religioso; até ontem, ninguém foi preso
REPRODUÇÃO Suspeitos furtaram até alimentos no espaço religioso; até ontem, ninguém foi preso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil