Correio da Bahia

EUA derrubam terceiro objeto voador consecutiv­o

-

EM INVESTIGAÇ­ÃO Os militares dos Estados Unidos derrubaram mais um objeto voador de grande altitude sobre o Lago Huron na tarde de ontem, de acordo com uma autoridade dos EUA e uma fonte do Congresso. A informação foi confirmada pelo Pentágono.

O objeto voava a 20 mil pés de altura (cerca de 6.100 metros) quando foi derrubado. O Pentágono diz que o equipament­o voou perto de áreas militares sensíveis dos EUA e que o presidente Joe Biden esteve ciente das ações das forças militares durante todo o tempo.

A operação marca o terceiro dia consecutiv­o em que um objeto não identifica­do foi abatido sobre o espaço aéreo norte-americano. Um foi abatido no norte do Canadá no sábado (11). Na sexta-feira (10), um outro foi derrubado no espaço aéreo do Alasca por um F-22 dos EUA. No fim de semana passado, um suposto balão de vigilância chinês foi derrubado por F-22s na costa da Carolina do Sul.

O líder da maioria no Senado dos EUA, Chuck Schumer, disse à ABC News, ontem, que foi informado sobre o objeto avistado ontem pelo conselheir­o de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, e que provavelme­nte era outro balão - assim como o objeto derrubado no Alasca na sexta-feira.

O objeto derrubado no sábado necessitou de entendimen­tos entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau. Isso por conta da área onde sobrevoava, no norte do Camadá. Os dois líderes aprovaram a derrubada, de acordo comcomunic­ado da Casa Branca.

"O presidente Biden autorizou aviões de caça dos EUA [...] para conduzir a operação e um F-22 derrubou o objeto em território canadense em estreita coordenaçã­o com as autoridade­s canadenses", traz o comunicado da Casa Branca. "Os líderes discutiram a importânci­a de recuperar o objeto para determinar detalhes sobre sua finalidade ou origem", continuou o comunicado distribuíd­o à imprensa.

O objeto não identifica­do que foi abatido no espaço aéreo canadense no sábado estava sendo rastreado desde a noite de sexta-feira, de acordo com um comunicado do porta-voz do Pentágono, Brigadeiro General Patrick Ryder.

Sobre ele, parece ser um "objeto cilíndrico" menor do que o balão de vigilância chinês derrubado anteriorme­nte, disse a ministra da Defesa do Canadá, Anita Anand, em entrevista coletiva realizada no sábado.

Acusada como uma das prováveis responsáve­is por senão todos - ao menos alguns dos artefatos abatidos, a China anunciou ontem que autoridade­s marítimas da província de Shandong, no leste do país, informaram que identifica­ram um objeto voador não identifica­do sobrevoand­o a região da cidade de Rizhao, na costa leste do país. As informaçõe­s são do jornal estatal chinês Global Times.

O Uruguai também anunciou avistament­os em seu espaço aéreo, sem maiores detalhes.

Com informaçõe­s de Agências.

Da última sexta-feira (10) até ontem, foram derrubados três objetos voadores em espaço aéreo americano

 ?? DIVULGAÇÃO ?? O presidente Joe Biden assumiu pessoalmen­te negociaçõe­s para derrubada de artefato
DIVULGAÇÃO O presidente Joe Biden assumiu pessoalmen­te negociaçõe­s para derrubada de artefato

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil