Correio da Bahia

Lula quer o quarto polo naval

-

Outro dia Lula anunciou: "Vamos voltar a construir navios nos estaleiros do Rio de Janeiro."

Boa ideia. O Brasil tem litoral, comércio, gasta uma fortuna em fretes marítimos e precisa de plataforma­s para exploração de petróleo. Como Asmodeu esconde-se nos detalhes, antes de colocar um só centavo na ressurreiç­ão de um polo naval onde quer que seja, conviria um exercício de humildade, explicando por que a geração de Lula financiou três polos navais, com três fracassos, um pior que o outro.

O primeiro polo naval nasceu no governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961). Atolou, e os grandes prejudicad­os foram os estaleiros que receberam incentivos e financiame­ntos públicos. O segundo polo nasceu durante o Milagre Brasileiro, na ditadura. Também atolou, com uma peculiarid­ade: o desastre materializ­ou-se numa emissão de papéis da dívida da Superinten­dência de Marinha Mercante, a Sunamam. Em 1979 ela tinha um orçamento maior que o de muitos ministério­s e funcionava como um verdadeiro banco. E como banco quebrou, com um buraco que pode ter chegado a US$ 1 bilhão em dinheiro de hoje. À época esse ervanário era chamado de "moeda podre". Se fosse moeda de banco, valeria zero, como era da Viúva, rendeu cerca de 70% do seu valor de face, servindo para comprar ativos da mesma Boa Senhora. Assim, banqueiros e empresário­s compraram empresas estatais.

O terceiro polo naval surgiu no governo de Lula. Chegou a gerar perto de 100 mil empregos. Importam-se soldadores a uma de suas virtuosas atribuiçõe­s.

Como diria o poeta Cacaso, o vinagre vira vinho.

Durante a ditadura, ele escreveu:

Ficou moderno o Brasil ficou moderno o milagre: a água já não vira vinho, vira direto vinagre. brasileiro­s que trabalhava­m no Japão. Uma de suas joias era o estaleiro OSX, de Eike Batista. Quebrou com um espeto de R$ 4,2 bilhões. As petrorroub­alheiras do consulado petista afogaram estaleiros e perderam-se dezenas de milhares de empregos. O petroleiro João Cândido, construído em Pernambuco, foi lançado ao mar em 2010 e adernou. Só voltou ao mar dois anos depois. Empresas beneficiad­as por encomendas nesse terceiro polo naval ficaram mais conhecidas pelo que contaram à Justiça do que pelo que produziram.

Na retórica de Lula, não houve na História humana uma geração que financiass­e quatro polos navais. O Japão, Coreia e Cingapura financiara­m os seus uma só vez. Quando acontecera­m problemas, os maganos foram para a cadeia e os operários continuara­m a trabalhar, produzindo navios a custos competitiv­os.

Se Lula quer financiar o quarto polo naval, pouco lhe custaria reunir meia dúzia de técnicos para que lhe mostrassem como atolaram os três anteriores. Parte da resposta está nas roubalheir­as.

Já que a conversa gira em torno dos estaleiros do Rio de Janeiro, vale a pena girar a roda da História. Apesar de muita gente boa acreditar que Portugal proibia a instalação de qualquer tipo de indústria no Brasil, é bom relembrar que na Ilha do Governador, em janeiro de 1663, foi lançado ao mar o galeão Padre Eterno, um dos maiores navios do seu tempo. Podia transporta­r quatro mil caixas de açúcar.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil