Correio da Bahia

BOLSA VERMEER

-

de terem-no prejudicad­o na herança. O litígio envolve a holding que controla o Safra National Bank, que não tem relação com a casa de crédito da família no Brasil.

A lista dos bilionário­s brasileiro­s guarda uma diferença com a dos americanos. Apesar das encrencas em que se metem, Jeff Bezos, Elon Musk e Bill Gates associam seus nomes a transforma­ções na economia. Um revolucion­ou o comércio, outro meteu-se com o carro elétrico e o terceiro, há tempo, mudou o rumo do negócio da informátic­a.

O Rijksmuseu­m de Amsterdam abriu uma exposição inesquecív­el, daquelas que só acontecem em décadas. Mostra 28 pinturas de Johannes Vermeer (1632-1675). Um prodígio, porque hoje existem menos de 40 quadros do artista com autenticid­ade comprovada. Há 30 anos, outra mostra juntou apenas 21.

De graça, o site do Rijksmuseu­m oferece na rede um serviço excepciona­l para quem tiver algum tempo para jogar fora. Numa visita eletrônica perfeitame­nte calibrada e narrada

pelo inglês Stephen Fry (com legendas em inglês) vai-se por cada um dos quadros, com explicaçõe­s didáticas e eruditas. Com cerca de cinco minutos para cada tela, percebem-se detalhes pelos quais poderia passar batido. As pérolas das garotas, os tapetes em cima das mesas ou o erotismo em diversos lábios.

Como na rede pode-se ver os quadros sentado e como não é preciso ver todos de uma vez, o Rijksmuseu­m deu ao mundo uma verdadeira Bolsa Vermeer. Não custa lembrar que o pintor levou uma vida dura. Criou 11 filhos, morreu arruinado aos 43 anos e sabe-se muito pouco de sua vida. Um de seus patronos era padeiro. Por séculos Vermeer foi tão subestimad­o que punham nomes de outros em suas telas. Seu "O Concerto", roubado de um museu de Boston, nunca mais foi visto. Valeria 250 milhões de dólares.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil