Correio da Bahia

Colocando o sonho em ação

Edital Natura Musical aposta em cinco novos projetos baianos e no veterano Gabi Guedes

- Roberto MIdlej REPORTAGEM roberto.midlej@redebahia.com.br

Se, por um lado, o edital Natura Musical investe no reconhecim­ento de artistas já consagrado­s - como já aconteceu, por exemplo, com Mateus Aleluia e acontece neste ano, com Gabi Guedes -, por outro, o prêmio também tem os olhos atentos para as novas gerações de artistas, como mostra o resultado da edição 2023, divulgado ontem.

Na Bahia, a cantora Melly, 22 anos, que tem apenas um EP no currículo, foi uma das contemplad­as. Outra que ainda dá os primeiros passos na carreira, embora já tenha um disco lançado, é Sued Nunes, da mesma idade .

“Este é o momento em que a gente alicerça, com toda estrutura necessária, a construção de um projeto. O sonho na ação é mais bonito, não basta apenas o mundo imaginário pra mim, artista preta, baiana do interior e de axé”, festejou Sued após o resultado.

Natural do Recôncavo, Sued Nunes lança em 2023 seu segundo disco, que transitará entre ritmos como R&B e afropop, misturado a beats e elementos sintéticos, aliando o ancestral e o afrofuturi­smo. Já Melly tem influência­s do R&B, jazz, blues e soul. Mas há também presença de ritmos marcantes da Bahia, como samba-reggae, trap e pagodão.

Além das duas cantoras e do percussion­ista Gabi Guedes, foram premiados dois festivais Frequência­s

Preciosas e Festival da Diversidad­e - e a orquestra feminina DecoloniSa­te. Todos os seis projetos citados concorrera­m em um edital à parte, destinado exclusivam­ente à Bahia, que recebe um investimen­to de R$ 1 milhão.

Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pará também têm editais próprios, do mesmo valor. Esses três estados e a Bahia têm essa distinção porque têm centros de distribuiç­ão da Natura. “Por isso, é possível ter recursos incentivad­os, por meio da dedução de impostos (ICMS). Nós já atuamos há mais de dez anos nesses estados e criamos uma relação afetiva com as cenas locais”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding da Natura. Há ainda uma categoria nacional, de R$ 2 milhões, em que artistas de qualquer estado podem concorrer.

Uma das curadoras que represento­u a Bahia no processo de seleção foi Monique Lemos, que é antropólog­a, pesquisado­ra e empresária. “Os artistas e projetos selecionad­os contam as histórias dos corpos e dos sonhos de cada curador. Poder construir de forma coletiva e afetiva métricas diversas e proporcion­ais para as aprovações do edital tornou a experiênci­a um grande aprendizad­o”, destaca a curadora. Da Bahia, também aturam na curadoria os produtores musicais Chico Correa e Ubunto.

DIVERSIDAD­E

Embora não existam no edital cotas para promover objetivame­nte a diversidad­e, é notável que existe essa preocupaçã­o na seleção, como explica Fernanda Paiva: “Esse é um trabalho contínuo. A cada ano renovamos nossos critérios, categorias e processo de curadoria para deixar as nossas escolhas mais intenciona­is. Metade da cesta [de contemplad­os] é de projetos realizados por mulheres; 60% são de artistas negros, além de artistas LGBTQIA+, indígenas de diversas cenas”, pontua.

Neste ano, foi incluída uma nova categoria: Música Brasileira na América Latina, que patrocina artistas que desejam expandir suas conexões com a cena cultural latinoamer­icana. A premiada foi a cantora Brisa Flow, que fará uma turnê com passagens pelo México, Chile e Bolívia. “Ela é uma cantora ameríndia, pesquisado­ra e que mistura rap com elementos eletrônico­s e de raízes originária­s. É uma boa representa­ção do tipo de diálogo que queremos fomentar”, detalha Fernanda.

Éum edital espe rado e por termos uma pluralidad­e de artistas incríveis espalhados pelo Brasil, estou feliz por ser uma das selecionad­as em meio a tantos projetos bons. A felicidade e a responsa bilidade da entrega é proporcion­al Sued Nunes Cantora

 ?? FLORIAN BOCCIA/DIVULGAÇÃO ?? Aos 22 anos, Melly é uma revelação da cena baiana: álbum de estreia
FLORIAN BOCCIA/DIVULGAÇÃO Aos 22 anos, Melly é uma revelação da cena baiana: álbum de estreia
 ?? VICTORIA NASCK/DIVULGAÇÃO ?? Sued Nunes, que estreou com Travessias, vai lançar o segundo álbum
VICTORIA NASCK/DIVULGAÇÃO Sued Nunes, que estreou com Travessias, vai lançar o segundo álbum
 ?? FERNANDO EDUARDO/DIVULGAÇÃO ?? Gabi Guedes: álbum do Pradarrum
FERNANDO EDUARDO/DIVULGAÇÃO Gabi Guedes: álbum do Pradarrum

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil