Correio da Bahia

Sisu 2023: instituiçõ­es baianas têm 16.600 vagas

Inscrições abertas de amanhã até o dia 24 deste mês pelo site do MEC

- Marcos Felipe Soares REPORTAGEM marcos.nascimento@redebahia.com.br

Com o início, amanhã, das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para vagas em instituiçõ­es públicas de ensino superior em todo o país, candidatos que fizeram o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtiveram nota na prova de redação maior que zero e não declararam estar na condição de treineiro ao se inscrever poderão concorrer a 16.600 vagas na Bahia. Desse total, a maior parte está concentrad­a na Universida­de Federal da Bahia (Ufba): 4.695.

O segundo lugar fica para a Universida­de Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com 1896 vagas. Logo em seguida, vem a Universida­de do Estado da Bahia (Uneb), com 1.285 vagas e 550 sobrevagas — vagas além das previstas no semestre e destinadas a pesra soas indígenas, quilombola­s, ciganas, trans, com deficiênci­a, com transtorno do espectro autista e com altas habilidade­s (confira a tabela).

Para se candidatar, o interessad­o deve acessar, até o dia 24 deste mês, o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior’, do Ministério da Educação (MEC). Lá, de forma gratuita, o candidato tem como escolher até duas opções de curso a que deseja concorrer, e elas podem ser alteradas dentro do prazo de inscrição. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 28, e a matrícula, realizada entre os dias 2 e 8 de março.

As vagas serão distribuíd­as obedecendo à Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e, como política de ações afirmativa­s, algumas instituiçõ­es oferecem vagas reservadas e outras adotam bônus na nota do candidato. Além disso, vale ficar atento a outros critérios, como, por exemplo, o fato de a nota obtida na prova de Ciências da Natureza no Enem ter um peso maior paum curso de Física.

Diariament­e, a partir do segundo dia, o Sisu calcula e divulga a nota de corte para cada curso. Usada apenas como referência para auxiliar o candidato no monitorame­nto de sua inscrição, ela é a menor nota para ficar entre os selecionad­os na modalidade escolhida de um determinad­o curso, com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos.

O candidato selecionad­o em sua primeira ou segunda opção terá apenas uma oportunida­de de fazer sua matrícula, de 2 a 8 de março. Assim, se for selecionad­o, independen­temente de efetuar sua matrícula, não poderá manifestar interesse em participar da lista de espera.

Quem não for selecionad­o em alguma de suas opções na chamada regular pode escolher uma delas para participar da lista de espera. Nessa etapa, o candidato deve acessar seu ‘Boletim Sisu’ e manifestar o interesse no prazo a ser especifica­do no cronograma. É importante que o candidato acompanhe as convocaçõe­s para matrícula com a instituiçã­o que ofertou a vaga escolhida por ele.

EXPECTATIV­AS

Nada como concluir o ensino médio e, logo no ano seguinte, ingressar numa instituiçã­o de ensino superior. E essa é a expectativ­a do jovem casal Lucas Gomes e Myrela Sena, de 17 anos. Ambos moram em Mairi, no centro-norte do estado, e têm como objetivo ingressar na Ufba: ele, no curso de Engenharia da Computação, e ela, em Odontologi­a.

“Vou colocar a Ufba na primeira opção porque [Salvador] é onde eu tenho família e consigo morar, e a Uefs na segunda. Não tenho muita gente em Feira de Santana, mas, qualquer coisa, dá pra me virar”, garantiu Lucas. “Eu acho que minha nota foi relativame­nte boa, inclusive na redação”, contou ele. Já Myrela pretende colocar Fisioterap­ia como segunda opção. A jovem disse que ainda está ‘dando uma pesquisada’ nas instituiçõ­es, mas também tem a Ufba como prioridade.

Universida­de Federal da Bahia (Ufba) Universida­de Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Universida­de Estadual de Santa Cruz (Uesc) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) Universida­de Federal do Sul da Bahia (UFSB) Universida­de do Estado da Bahia (Uneb)

Universida­de Federal do Oeste da Bahia (Ufob) Universida­de Estadual de Feira de Santana (Uefs)

Instituto Federal Baiano (IF Baiano) Universida­de Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

4.695 vagas em 96 cursos 1.896 vagas em 48 cursos 1.746 vagas em 34 cursos 1.555 vagas em 41 cursos 1.425 vagas em 48 cursos 1.285 vagas e 550 sobrevagas em 106 cursos 1.136 vagas em 30 cursos 1.087 vagas em 30 cursos (ingresso em 2023.2) 860 vagas em 22 cursos 365 vagas em 21 cursos

Há outras estratégia­s que podemos citar para o ingresso na universida­de?

Além do Sisu, algumas universida­des mantêm os vestibular­es. Existem também as transferên­cias externas, quando você entra num curso e pode transferir para uma cidade mais próxima; e os portadores de diploma, que são pessoas que já concluíram algum curso e podem pleitear, sem vestibular, o ingresso em outras faculdades. Mas eu não imagino que exista nada mais democrátic­o nem importante, no nosso modelo de educação, quanto o Sisu.

 ?? PAULA FRÓES/ARQUIVO CORREIO ?? AUfbaéa universida­de baiana com mais vagas: 4.695, seguida pela Universida­de Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com 1.896, e pela Uneb
PAULA FRÓES/ARQUIVO CORREIO AUfbaéa universida­de baiana com mais vagas: 4.695, seguida pela Universida­de Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com 1.896, e pela Uneb

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil