Correio da Bahia

E O TROFÉU DE MELHOR MÚSICA VAI PARA...

- Bruno Wendel REPORTAGEM bruno.cardoso@redebahia.com.br

O artista tem o dom de ver beleza em tudo e também o poder de transforma­r. Foram 12 dias, desde a coleta de madeiras jogadas no lixo ao polimento e pintura da escultura de 60 cm de altura, para sintetizar a magia da maior festa de rua do planeta, o Carnaval de Salvador. E assim ficou pronto o Troféu Correio Folia, que irá para as mãos do dono ou dona da melhor música da festa, eleita pelo voto popular.

“Peguei a madeira envelhecid­a, levei para a marcenaria, lixei, poli, ficou nova de novo, aí fiz os moldes de papelão: cortei o violão, sax, o pau-elétrico, todos os instrument­os musicais que fazem parte do Carnaval e adaptei na escultura. Depois colori. [O troféu] Vai unir ainda mais os artistas e a população, porque vai dar a possibilid­ade de o povo escolher a música do Carnaval”, declara o artista visual Menelaw Sete, responsáve­l pela confecção da escultura.

A música do Carnaval será eleita através de votos computados numa enquete disponível no site correio24h­oras.com.br. O público pode registrar sua preferênci­a, quantas vezes quiser, em uma das 30 candidatas selecionad­as.

“O troféu é uma celebração e um reconhecim­ento para quem faz música. Os artistas se esforçam todos os anos para trazer novas canções, ritmos e coreografi­as, e o troféu nasce para brindar esse talento. E é um projeto muito bacana do jornal, pois a gente tem muita audiência, é público recorde. Então, transforma-se numa forma de nos conectar com os nossos leitores”, celebra a editora-chefe do CORREIO, Linda Bezerra.

Até as 18h de ontem, quase 20 mil votos já tinham sido computados. Na liderança, aparece 'Carol', de Filipe Escandurra­s, com 72% dos votos. 'Zona de Perigo', de Leo Santana, e 'Deixa eu botar meu boneco', de Oh Polêmico, dividem a segunda posição, com 8%.

Em entrevista em seu ateliê, no Pelourinho, Menelaw Sete detalhou a sua obra de arte. “Primeiro fiz a composição em cima do pau elétrico, que foi o primeiro instrument­o criado por Dodô e Osmar na década de 40; depois veio o tambor, a guitarra baiana, o violão, sax, notas musicais, o sol da Bahia e aí fui além: abordei as cores do Carnaval, que é a alegria do povo, e coloquei na escultura os abadás, as roupas, porque o baiano é muito colorido, cheio de confetes e serpentina­s. Usei toda essa alegria do Carnaval”, explica o artista.

CORES DO SOM

Ele batizou a escultura de

 ?? ANA ALBUQUERQU­E ?? O artista visual conta o passo a passo para a confecção do prêmio que irá para a melhor música da folia, escolhida pelo voto popular
ANA ALBUQUERQU­E O artista visual conta o passo a passo para a confecção do prêmio que irá para a melhor música da folia, escolhida pelo voto popular
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil