Correio da Bahia

PF recebe inquérito sobre fala racista de deputado

-

‘BAHIA SUJA E POBRE’ A titular da Delegacia de Combate à Intolerânc­ia (DPCI) do Rio Grande do Sul, Andréa Mattos, enviou anteontem para a Polícia Federal (PF) o inquérito sobre o caso do deputado federal pelo estado Mauricio Marcon (Podemos). Em uma live realizada em seu perfil pessoal no Instagram, o parlamenta­r disse que a Bahia é um lugar ‘sujo’ e de ‘pobreza’. Ele ainda comparou o estado nordestino ao Haiti. A fala gerou diversas críticas.

O inquérito foi aberto a partir de um boletim de ocorrência registrado pelo deputado estadual do Rio Grande do Sul Leonel Radde (PT).

Em nota enviada ao portal g1, o deputado disse que reforça “a inexistênc­ia de qualquer aspecto racial em minha manifestaç­ão, tendo a mesma caráter única e exclusivam­ente pertinente à zeladoria da capital baiana”.

No entendimen­to da delegada, após análise das declaraçõe­s, houve crime de racismo nas falas de Marcon. “Houve um preconceit­o com relação à origem. E esse crime é qualificad­o, tendo em vista que foi feito na rede mundial de computador­es, o que acaba atingindo um público bem maior”, afirmou ela.

A delegada esclareceu ainda que a imunidade parlamenta­r está limitada a eventuais delitos cometidos no exercício do mandato e em razão das funções realizadas. Os demais casos são julgados de acordo com a regra comum. Agora, a Polícia Federal decidirá se vai

Houve um preconceit­o com relação à origem. E esse crime é qualificad­o, porque atingiu um público bem maior Andréa Mattos Delegada que enviou o inquérito à Polícia Federal

dar ou não prosseguim­ento à investigaç­ão.

Autodeclar­ado conservado­r e antipetist­a, o deputado federal fez as críticas à Bahia ao comentar o volume de votos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no estado. Lula venceu a corrida presencial com 72% dos votos válidos e só perdeu em dois dos 417 municípios. “A gente teve lá na Bahia, é um Haiti assim, não tem explicação. É uma pobreza, é tudo pichado, é sujo. E é uma área turística. A gente fica imaginando onde não é”, disse ele, na ocasião.

Após a publicação do vídeo, o deputado recebeu críticas, entre elas, do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, que escreveu: “Caro deputado Marcon: instrua-se, eduque-se, retenha essa baba ofídico-peçonhenta que emana da tua boca, seiva da violência que grassa em nosso país. Conheça direito a Bahia, o seu peso histórico, a sua estupenda arte, as suas magníficas igrejas”.

Em sua defesa, Marcon lembrou que a sua fala foi reconhecid­a “como uma mera crítica à apresentaç­ão turística da cidade” e que a situação já foi esclarecid­a publicamen­te em sessão plenária. “Lamento os contínuos ataques e inverdades que distorcem o conteúdo de minha manifestaç­ão”, disse ele, na nota.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Deputado federal Mauricio Marcon
DIVULGAÇÃO Deputado federal Mauricio Marcon

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil