Correio da Bahia

Cantora chegou à Barra três horas antes de abrir a folia e comandar a pipoca sedenta

- Maysa Polcri* REPORTAGEM maysa.polcri@redebahia.com.br *ORIENTADA POR MONIQUE LÔBO.

"Quando a chuva passar, quando o tempo abrir, abra a janela e veja eu sou o sol". A música cantada por Ivete Sangalo serviu de presságio para o primeiro dia oficial do Carnaval de Salvador, ontem. Às 16h, quando a musa subiu pontualmen­te no trio, o temporal que caiu nas proximidad­es do circuito Barra-Ondina pela manhã já era passado. Com a tradiciona­l irreverênc­ia, Ivete guiou uma pipoca diversific­ada com leveza e animação até o fim do circuito. E apertou o play do Carnaval 2023 com maestria.

Para quem acompanhou a pipoca histórica, pois foi a primeira vez que a cantora abriu a festa comandando foliões sem o limite das cordas, a sensação era de que a chuva tinha limpado os males da pandemia. Finalmente, depois de dois longos anos, o povo estava de novo unido em uma só voz e diversas danças. A reação em meio a catarse coletiva era diferente para cada um. Enquanto uns se emocionara­m, os mais engajados fizeram dancinhas.

Antes mesmo do sol dar trégua, nas primeiras horas da tarde, as mais fiéis "crias de Ivete" já guardavam lugar bem perto do trio, em frente ao Farol da Barra. A amizade de Antônio César e Arthur Ícaro, ambos de 28 anos, se confunde com a paixão que sentem pela cantora. Há 17 anos, se conheceram por causa do fã clube ‘Ivete, você e eu’. Turistas de São Luiz, no Maranhão, chegaram em Salvador no mesmo dia da pipoca e não perderam tempo.

"A gente amou a ideia da pipoca para abrir o Carnaval. Gostamos muito mais do que o bloco, que fica muito cheio", disse Antônio César.

Foi difícil encontrar quem não se arrepiou quando Ivete começou a apresentaç­ão. “Muito emocionada e agradecida pela oportunida­de de a gente poder pular Carnaval de novo”, declarou a cantora, que em seguida, emendou: “O mundo vai”.

Até o prefeito Bruno Reis, e o governador Jerônimo Rodrigues, se renderam ao charme de Veveta e dançaram direto da varanda do camarote Expresso 2222, onde entregaram a chave da cidade ao Rei Momo (leia na pág. 4).

‘GIL, MEU AMOR’

Próximo do Farol, Gilberto Gil assistia concentrad­o a apresentaç­ão, na varanda do Expresso 2222. Para a tristeza do público, o cantor não participou do show, mas Ivete, inevitavel­mente, o saudou. “Que me desculpem os outros artistas, mas você é o meu amor, minha paixão, meu ídolo maior”, disse ela. Ainda em frente ao camarote, Ivete mandou uma mensagem para Preta Gil, filha do cantor. “Eu dedico meu Carnaval a você, minha Pretoca”. Em janeiro, Preta revelou que está com câncer no intestino e em tratamento.

Enquanto o trio seguia em linha reta, o povo estava mais contido. A sensação foi de que o Carnavalsó­começoudev­erdade quando todo mundo se espremeu na subida da ladeira do Morro do Cristo. Ali, Ivete levou a pipoca ao som das suas músicas mais animadas, como “Se Saia” e “Só Love na Cabeça”.

Até “Zona de Perigo”, candidata ao Troféu Bahia Folia, participou do repertório da cantora. Quem sabia a coreografi­a não ficou parado, O povo se animou, ainda, nas diversas vezes em que Veveta puxou “Cria de Ivete”, a sua própria aposta para ser eleita a música da folia.

No que depender da fã Elisângela Gomes, 40, Ivete já é vencedora. Com máscara e camiseta estampadas com o rosto da artista, ela acompanhou o trio até o aperto da ladeira começar. Cadeirante e utilizando cilindro de oxigênio, dizia para quem ousasse perguntar se não estava cansada: “Eu sou fã de Ivete desde os tempos da Banda EVA”.

Os famos também marcaram presença. O cantor de piseiro João Gomes fez dueto com Ivete em “Meu Pedaço de Pecado”. A participaç­ão mais aclamada, no entanto, foi Pabllo Vittar, que subiu no trio depois do Morro do Gato e cantou “Lovezinho” com Ivete. O ator José Loreto também se apresentou como o personagem Lui Lorenzo, que interpreta na novela da TV Globo, Vai na Fé.

 ?? ?? 3
1 Ivete não escondia a felicidade pelo retorno do Carnaval
2 Ator José Loreto cantou no trio com a artista, durante gravação de cena de novela 3 Pipoca de Veveta estava tão ‘sedenta’ da festa quanto a própria cantora
3 1 Ivete não escondia a felicidade pelo retorno do Carnaval 2 Ator José Loreto cantou no trio com a artista, durante gravação de cena de novela 3 Pipoca de Veveta estava tão ‘sedenta’ da festa quanto a própria cantora
 ?? ?? 2
2

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil