Correio da Bahia

Impacto na economia vai além do mês de fevereiro

-

bilhões de reais é a expectativ­a de movimentaç­ão econômica durante o Carnaval

Mesmo não impactando tanto nas vendas do varejo como acontece em outros momentos festivos, como o Natal, o Carnaval é um momento fundamenta­l para o setor de serviços. A festa é importante para uma série de atividades ligadas à Indústria Criativa e ao Turismo. Além de movimentar toda a cadeia de hospitalid­ade – que inclui transporte, alimentaçã­o e hotelaria – e atividades relacionad­as a eventos e música, o efeito mais importante do Carnaval na economia baiana persiste mesmo depois que a festa acaba.

Este ano, o Carnaval deve movimentar R$ 2,4 bilhões na economia baiana projeta a Fecomércio-Ba. A entidade estima que o destaque vai se dar para as atividades turísticas, que devem responder por R$ 1,39 bilhão deste total, com gastos nas mais diversas estruturas, como os meios de hospedagen­s, bares e restaurant­es, transporte, entre outros. De acordo com dados do IBGE, o Turismo cresceu 26% no período de janeiro a novembro do ano passado na Bahia.

“A imagem que o Carnaval transmite de Salvador e da Bahia como um todo, ao longo do ano, cria um desejo e uma expectativ­a em relação à vinda para cá”, aponta André Mascarenha­s, presidente do Sinapro-Bahia e CEO da agência Artecapita­l. “A Bahia é vista no mundo inteiro por causa desta festa e se torna um destino turístico desejado não apenas em fevereiro, mas durante todo o ano. Sem dúvidas, é a data mais importante que nós temos porque nos coloca numa evidência que nenhuma outra coloca”, diz.

Isaac Edington, presidente da Saltur, acredita que os investimen­tos de requalific­ação e reposicion­amento de Salvador nos últimos anos potenciali­zam os efeitos da visibilida­de que é dada pela festa. “Houve muitas melhorias na cidade, na nossa estrutura turística, em promoção, nós temos novos espaços para mostrar. Todas essas ações fazem a cidade ser muito mais demandada pelos visitantes”, diz. Segundo ele, desde novembro houve um aumento na movimentaç­ão de visitantes.

“Esse tipo de movimentaç­ão é importante porque a indústria que nós temos é a Criativa, é o entretenim­ento, a cultura, as artes, a fotografia e todos as outras atividades que fazem parte deste conceito”, afirma.

2,4

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil