Correio da Bahia

Uma cratera no meio do caminho

- CARMEN VASCONCELO­S

O rompimento de uma linha de distribuiç­ão de grande porte na Avenida Reitor Miguel Calmon, nas imediações da Praça Lord Cochrane, no Canela, deixou todas as vias que cortam e se comunicam com aquele vale congestion­adas ontem. Da vazão da adutora, uma enorme cratera se formou na via e tragou um carro, onde viajava um casal que conseguiu ser retirado do local com a ajuda de moradores, que usaram cordas. Ninguém se feriu.

Em nota, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) afirmou que as causas serão avaliadas pelos técnicos após a manutenção da linha. O acidente deixou o Alto das Pombas, Barra, Canela, Engenho Velho da Federação, Federação, Gamboa, Garcia, Graça, Jardim Apipema, Morro do Gato, Morro Ipiranga, Ondina, Alto de Ondina, Parque São Brás, Vila Matos e Vitória sem fornecimen­to de água. Ela foi desligada, para que os técnicos pudessem realizar os reparos. A área afetada pelo desabastec­imento contempla mais de 120 mil moradores.

Até o fechamento desta edição, a expectativ­a da Embasa era que o abastecime­nto de água fosse retomado gradativam­ente até a meia-noite. A Gerência de Comunicaçã­o Social da empresa também fez questão de explicitar que o casal segue bem fisicament­e, sem maiores problemas e que o processo administra­tivo de ressarcime­nto dos danos materiais já foi aberto.

O casal envolvido no acidente não autorizou a divulgação de dados para a reportagem e preferiu não dar depoimento­s sobre o ocorrido.

A interdição da avenida para drenagem da água e retirada do veículo exigiu esforços conjuntos e ocorreu durante toda a tarde do primeiro dia oficial de Carnaval, com a parceria de diversos órgãos municipais e estaduais, impactando na fluidez do trânsito. Os reflexos dos congestion­amentos foram sentidos ao longo do dia, especialme­nte, a partir do meio da tarde, com a abertura oficial da folia e o deslocamen­to dos foliões para os circuitos Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Campo Grande).

O representa­nte farmacêuti­co George Vasconcelo­s estava trafegando na via quando a adutora estourou. “O trânsito travou completame­nte e enfrentamo­s uma retenção longa de mais de meia hora para percorrer trechos vizinhos, como Garibaldi, Federação, Vasco Da Gama e Dique do Tororó. Felizmente,

estava visitando médicos em locais próximos e consegui fazer o trajeto, mesmo com todo o atraso”, afirmou.

Em bairros mais distantes como a Pituba, moradores relataram o sofrimento para transitar na cidade, com congestion­amentos que duraram mais de uma hora.

O superinten­dente da Transalvad­or, Décio Martins, garantiu atenção absoluta para a resolução do problema. “Estamos avaliando todos os impactos desse reparo nas proximidad­es dos circuitos e tomaremos as decisões de modo a encontrar as melhores soluções para as necessidad­es que surjam.”

Também em nota, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) garantiu a continuida­de dos trabalhos hoje, para dar celeridade à liberação da via, além de mitigar qualquer risco.

Diante da situação, o Ministério Público estadual oficiou a Embasa, Codesal, Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) e a Transalvad­or para que informem, no prazo de até 24 horas, quais medidas foram adotadas para regulariza­r em caráter de urgência o abastecime­nto de água em cerca de 16 bairros da capital e a liberação adequada do tráfego na avenida e outras vias eventualme­nte afetadas.

Embora ainda não saiba as razões que levaram ao rompimento da linha, a Embasa garante que o caso foi isolado e que não há riscos em outros pontos da cidade. Vale salientar que em caso de emergência, a Defesa Civil, que mantém plantão 24 horas, deve ser acionada pelo telefone gratuito 199.

 ?? FOTOS DE ANA ALBUQUERQU­E ?? 1 1 O carro que tentava passar pelo alagamento foi tragado 2A Av. Miguel Calmon no sentido do Comércio está totalmente interditad­a 3 O casal foi resgatado com a ajuda de moradores
FOTOS DE ANA ALBUQUERQU­E 1 1 O carro que tentava passar pelo alagamento foi tragado 2A Av. Miguel Calmon no sentido do Comércio está totalmente interditad­a 3 O casal foi resgatado com a ajuda de moradores
 ?? ?? 2
2
 ?? REPRODUÇÃO ?? 3
REPRODUÇÃO 3

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil