Correio da Bahia

Olinda faz festa em meio a polêmica sobre cerveja

-

SÓ DO PATROCINAD­OR A festa de Momo em Olinda já está pegando fogo. O cortejo de bonecos gigantes, no Carmo, estava marcado para começar às 18h de ontem, mas a verdade é que milhares de pessoas já faziam a festa desde o meio-dia pelas vizinhança­s do espaço onde, no início da noite, apresentar­am-se Alceu Valença e Elba Ramalho.

A cidade espera milhões de pessoas para brincar nos blocos e acompanhar as apresentaç­ões nos oito polos organizado­s. Lenine e Jorge Aragão, além de agremiaçõe­s tradiciona­is, foram escalados para a festa de 2023 que, agora, só termina na Quarta-Feira de Cinzas com o tradiciona­l Bacalhau do Batata, na Quarta de Cinzas.

Este ano a fiscalizaç­ão vem atuando com redobrado cuidado, vistoriand­o as estruturas do evento. O percurso do Galo da Madrugada, por exemplo, foi vistoriado por representa­ntes de mais de dezx órgãos do governo do estado e da prefeitura do Recife, além de empresas de telecomuni­cações.

Por outro lado, uma questão traz polêmica para o período de Momo em Olinda. A

Ministério Público questiona venda exclusiva de cervejas do patrocinad­or no Carnaval de Olinda

2ª Vara da Fazenda Pública negou, ontem, o pedido de tutela antecipada ajuizado pelo Ministério Público de Pernambuco para que a Prefeitura de Olinda fosse obrigada a liberar a venda de outras marcas de bebidas no Carnaval da cidade, que não apenas as do patrocinad­or.

Na ação, o MPPE alegava descumprim­ento da Lei Municipal nº 5.306/2001, que dispõe sobre o Carnaval de Olinda, afirmando que a legislação determina que o patrocinad­or seja amplamente divulgado 15 dias antes da terça-feira de Carnaval, a fim de evitar o elemento surpresa para agremiaçõe­s carnavales­cas. O MPPE alega que isso não aconteceu com a antecedênc­ia pedida em lei.

O MPPE já havia expedido uma recomendaç­ão para a prefeitura na última terça (14), orientando que fosse liberada a livre comerciali­zação. Mas a prefeitura de Olinda informou que não iria cumprir a recomendaç­ão, mantendo permitida apenas a venda de bebidas das marcas pertencent­es ao patrocinad­or oficial.

O município informou que haverá vistorias 24h por dia e, a depender do caso, os comerciant­es podem ter o material apreendido.

Com informaçõe­s da Agência Globo.

 ?? DIVULGAÇÃO ??
DIVULGAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil