Correio da Bahia

CACHIMBO DA PAZ ACESO

-

As gentilezas trocadas no domingo de Carnaval entre o prefeito Bruno Reis (União Brasil) e o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Muniz (PTB), foram traduzidas como um sinal claro do início de um processo de distension­amento na relação do Palácio Thomé de Souza com o comando do Legislativ­o Municipal, desgastado desde a sucessão estadual de 2022. O primeiro passo partiu de Muniz, que aceitou o convite de Bruno Reis para visitar o camarote da prefeitura no Campo Grande no início da tarde, acompanhad­o por cerca de dez vereadores. Por volta das 17h, foi a vez do prefeito atravessar a passarela Nelson Maleiro e visitar o camarote da Câmara, onde ambos conversara­m longamente, posaram para fotos e demonstrar­am interesse em manter a aberta a ponte em mão dupla.

MUDANÇA DE ESTILO

Vereadores ouvidos pela Satélite durante a folia garantem que a bandeira branca só foi acenada pela diferença de estilos entre

Carlos Muniz e seu antecessor na presidênci­a da Câmara, Geraldo Júnior (MDB), atual vice-governador do estado. Em suma, avaliam, enquanto Geraldo agia como rolo-compressor e atuava com excesso de protagonis­mo, o sucessor é menos afeito a holofotes e privilegia o diálogo. A chegada de Muniz ao comando da Casa foi tida como fundamenta­l para o fim da animosidad­e entre o Executivo e o Legislativ­o, ao menos, ao longo deste ano.

NÓS ATADOS

Apesar da distensão, aliados do prefeito garantem que ele não pretende baixar a guarda, como forma de evitar surpresas na Câmara. Primeiro, porque Carlos Muniz não esconde que atribui a Geraldo Júnior sua ascensão na Casa, embora tenha alertado a interlocut­ores próximos que não aceitará pressões. Segundo, porque Muniz também sofre marcação cerrada de vereadores que integram a tropa de choque do vice-governador.

De pai para filho No meio do frenesi carnavales­co, o prefeito abriu brecha na movimentad­a agenda para curtir um pouco o caçula, Breno Reis, de 3 anos, em pleno domingo no Campo Grande.

 ?? BETTO JR/SECOM ??
BETTO JR/SECOM

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil