Correio da Bahia

NEM TUDO SÃO FLORES

- Bruno Wendel REPORTAGEM bruno.cardoso@redebahia.com.br

Nem tudo foram sorrisos, beijos e amassos neste Carnaval. Antigos problemas terminaram antes do tempo com a festa de muitos foliões, como Marcos Souza Menezes, 27 anos, morto a tiros no circuito Osmar (Campo Grande), no primeiro dia da festa – outras duas pessoas ficaram feridas. A advogada Saadya Gomes Duarte Rosemberg, 29, voltava para casa, após curtir um camarote no circuito Dodô (Ondina), quando teve o carro atacado a tiros durante um assalto no bairro de Tancredo Neves, na madrugada de segunda-feira. Ela não resistiu.

Até o penúltimo dia da festa, houve registro também de estupro, transfobia, injúria racial, tráfico de drogas, brigas generaliza­das, além de inúmeros casos de furto, inclusive, presenciad­os do alto do trio por artistas, como Ivete Sangalo e Anitta, que pararam suas apresentaç­ões.

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP) informou que, de quinta-feira a segunda, houve redução dos casos de violência e citou como exemplo as lesões corporais, que tiveram queda de 56% em relação à última edição da festa, em 2020 (confira outros números abaixo).

Um dia antes de o Rei Momo receber as chaves da cidade, uma mulher foi estuprada dentro de um banheiro químico na Barra. O crime aconteceu na noite do dia 15 e foi registrado na 14ª Delegacia. Segundo a Polícia Civil, a vítima foi levada a uma unidade de saúde. Ninguém foi preso.

A morte no circuito Osmar aconteceu por volta das 4h, na Rua Carlos Gomes, trecho próximo à Ladeira da Montanha. Na hora do crime, passava o Bloco Amor e Paixão – tudo aconteceu fora das cordas do trio. Segundo a polícia, três traficante­s chegaram dizendo que eram da Gamboa e que estavam ali para matar rivais do Centro Histórico. Foi quando avistaram Marcos e começaram a atirar. Outros dois homens foram atingidos, um na perna e outro de raspão na barriga. Ainda segundo a polícia, um responde por roubo e outro por tráfico de drogas.

Após os primeiros casos de violência, principalm­ente no Centro de Salvador, o prefeito

898

furtos e roubos neste ano contra 1.153 casos em 2020

Bruno Reis fez um pedido à Polícia Militar, responsáve­l pelo policiamen­to ostensivo da festa. “Faço um apelo para que a Polícia Militar comece as revistas nos pórticos mais cedo, para poder restringir a entrada de armas no circuito.”

Um dia antes da morte da advogada, no sábado (18), um corpo foi retirado das pedras da praia da Barra. A vítima era um homem, e a causa da morte é investigad­a (leia mais sobre as investigaç­ões do assalto que vitimou a advogada na página 44).

Nem as celebridad­es foram poupadas dos furtos. Numa rede social, a humorista Dani Calabreza contou que teve o aparelho levado a caminho do Bloco da Anitta. O crime aconteceu quando um grupo esbarrou nela e puxou a pochete na sexta-feira (17).

O CORREIO procurou as operadoras Vivo, Tim e Claro, para saber quantas pessoas bloquearam os chips após terem sido furtadas ou roubadas no Carnaval. A Vivo e a Tim respondera­m que, como se trata de segurança pública, os dados devem ser passados pela polícia. A Claro não retornou. A reportagem não conseguiu falar com a Oi.

Houve cenas ainda de pancadaria. Diversos vídeos circularam nas redes sociais, com flagrantes de várias brigas. Elas começavam com duas pessoas e, de repente, um grupo troca socos, chutes e até cadeiradas. Foi nessa que um dos funcionári­os do cantor Bell Marques acabou detido pela PM, em Ondina. Segundo a polícia, o homem, de 43 anos, havia provocado uma briga generaliza­da e ainda agrediu os policiais quando foi abordado. A Polícia Civil informou que ele foi detido por resistênci­a e depois liberado.

Na segunda noite de Carnaval, um homem foi detido pela Guarda Civil Municipal após denúncia de foliões de

 ?? KELLY HOSANA/SSP ?? Mais de 200 itens proibidos foram apreendido­s nos Portais de Abordagem e vistorias
KELLY HOSANA/SSP Mais de 200 itens proibidos foram apreendido­s nos Portais de Abordagem e vistorias
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil