Correio da Bahia

DE CACIQUE A CASAMENTEI­RO

- Priscila Natividade REPORTAGEM priscila.oliveira@redebahia.com.br

‘Laroiê’. Saudação a Exú para abrir os caminhos. Banho de pipoca. Casamento em cima do trio. Pedidos de paz. Reencontro com as origens da Timbalada. O carnaval do cacique Carlinhos Brown foi marcado pela celebração da alegria de voltar a comandar seu Camarote Andante, tanto no Circuito Barra-Ondina, como no Campo Grande. A maratona começou ainda na quinta-feira (16), quando Brown abriu os braços para receber a cantora Iza como convidada do seu trio. Bom anfitrião que é, Brown trouxe ainda o cantor Russo Passapusso, vocalista da BaianaSyst­em e Márcia Short.

Mas foi em plena sexta-feira (17) de Carnaval que ele surpreende­u com outra das suas milhões de facetas: a de sacerdote do amor, ap oficiar a cerimônia que uniu o compositor e cantor Paulinho Moska e a atriz Larissa Bracheros. O casal, que está junto há 15 anos, trocou as alianças sob as bênçãos de Brown e o testemunho da pipoca, na altura da curva de saída do Farol da Barra.

“Casamento é algo de extrema importânci­a, amor e respeito. Acho que estou apto, sim, pela minha espiritual­idade e pelo respeito que tenho a todas as etnias e construçõe­s religiosas que nós temos. Nós somos sincrético­s acima de tudo, mas Deus acima de todos”, disse.

Estava tudo lindo em meio a uma multidão de foliões emocionado­s, quando logo após o casamento, o Camarote Andante de Brown apresentou um problema técnico e atrasou a saída dos trios. Pabllo Vittar, Solange e Igor Kannário passaram na frente até que o problema fosse resolvido e o trio pudesse seguir adiante. “Obrigado a todos que fizeram o esforço de nos esperar. Agora teremos uma festa linda”, prometeu Brown.

REI DA NOSTALGIA

No domingo, 20, o cacique voltou ao circuito Barra-Ondina e assumiu o comando do bloco

Timbalada, pedindo paz e trazendo Xexéu, Ninha, Patrícia Gomes, Amanda Santiago e Paula Sanffer de presente para os timbaleiro­s, em comemoraçã­o aos 30 anos do lançamento do primeiro álbum da banda.

“Hoje é um dia especial para todos nós, um dia de paz. A paz ela se faz pelo encontro, a coesão. Um dia a perfeição chegará ao ser humano. Muito difícil, meu Deus, se fossemos perfeitos como queríamos ser, mas esse é o ponto onde nós estamos na tentativa do cresciment­o, de compreende­r o outro, compreende­r o amor, o sucesso do outro, a falta de vitória do outro, onde todos nós precisamos apoiar. Conto com a paz de vocês”, enfatizou.

O recado também foi dado para os cordeiros depois das queixas dos foliões do bloco, que registrara­m reclamaçõe­s sobre a falta de cordas no desfile de sábado. “Cordeiros, vamos na paz. É com vocês que nós contamos. Nós precisamos de vocês, os carnavais precisam de vocês”.

O clima ‘das antigas’ se estendeu para o desfile do cantor no último dia da festa, quando Brown levou o Camarote Andante ao Campo Grande, junto com antigos integrante­s que fizeram a história da Timbalada.

 ?? PAULA FRÓES ?? Brown cantou na Castro Alves ontem e citou arrastão da Quarta como uma de suas melhores invenções
PAULA FRÓES Brown cantou na Castro Alves ontem e citou arrastão da Quarta como uma de suas melhores invenções

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil