Correio da Bahia

RESSACA COM CLÁSSICO REGIONAL

Copa do Nordeste Bahia visita Sport e precisa quebrar sina dos últimos confrontos para entrar no G4

- Gabriel Rodrigues REPORTAGEM @gabrielsr6

Em época de Carnaval, a disputa entre baianos e pernambuca­nos sobre quem faz a melhor folia fica mais acirrada. Mas a Quarta-feira de Cinzas reservou espaço para outra rivalidade. Hoje, Bahia e Sport se enfrentam pela Copa do Nordeste, às 21h30, na Ilha do Retiro, Recife.

Para o tricolor, o clássico vale a chance de ficar mais perto da zona de classifica­ção. O time começou mal o torneio, com duas derrotas e um empate (em casa, com o Ferroviári­o) antes de conquistar a primeira vitória, na sexta-feira de Carnaval, contra o Atlético de Alagoinhas, por 2x1, no Carneirão.

O reflexo do desempenho ruim aparece na tabela de classifica­ção, onde o Bahia é o vice-lanterna do grupo B, com quatro pontos. O tricolor está a três das equipes que formam o G4, todas empatadas com sete. Por isso, uma vitória fora de casa pode colocar a equipe na zona de classifica­ção. Para isso, além dos três pontos e de secar os concorrent­es, o time baiano precisa tirar uma diferença de pelo menos três gols, que é a distância no saldo para o Ceará, atual 4º colocado.

Voltar do Recife com a vitória não costuma ser fácil: desde 2010 o Bahia não vence o Sport na condição de visitante. Na Série B daquele ano, Diego Corrêa e Morais anotaram os gols no 2x1 na Ilha do Retiro. Daniel Paulista descontou para o time da casa.

De lá para cá, Bahia e Sport se enfrentara­m dez vezes entre Campeonato Brasileiro, Copa do Nordeste e Copa Sul-Americana. O domínio do Leão pernambuca­no é absoluto: sete vitórias e três empates. Desde 2017 o Esquadrão não soma pontos nem faz gol contra o rival na condição de visitante.

Além disso, o Sport está invicto em casa em 2023 e venceu todos os cinco jogos que fez como mandante, entre a Copa do Nordeste e o Campeonato Pernambuca­no.

“A gente tem que focar agora. É um clássico nordestino, a gente tem que estar concentrad­o para, no detalhe, sair com o triunfo”, disse o atacante Jacaré, autor de um dos gols sobre o Atlético.

Por falar em Jacaré, o atacante deve seguir no time contra o Sport. Recuperado de dor na coxa, Biel treinou normalment­e na última atividade da equipe, mas não tem presença garantida.

Desfalques confirmado­s mesmo são o zagueiro Kanu, o volante Rezende e o lateral esquerdo Chávez, todos machucados. Por outro lado, o técnico Renato Paiva pode ter os reforços do lateral direito André e do meia Cauly, que ainda não estrearam pelo Bahia na temporada. O primeiro foi campeão sul-americano com a seleção brasileira sub-20 e está relacionad­o. Já o meia estava esperando o tempo para completar o esquema vacinal após voltar da Bulgária para o Brasil.

O confronto ainda marcará o reencontro do tricolor com Enderson Moreira. Hoje no Sport, o treinador dirigiu o clube baiano em parte da Série B do ano passado e acabou demitido a seis rodadas do fim da competição.

No elenco, o Sport tem dois jogadores conhecidos dos tricolores: o lateral direito Eduardo e o atacante Kayke, que já defenderam as cores do Bahia.

A gente tem que focar agora. É um clássico nordestino, a gente tem que estar concentrad­o para, no detalhe, sair com o triunfo Jacaré Atacante do Bahia

 ?? FELIPE OLIVEIRA/EC BAHIA ?? 37
40
Atacate Jacaré finaliza durante o treino; no gol, o reserva Mateus Claus
FELIPE OLIVEIRA/EC BAHIA 37 40 Atacate Jacaré finaliza durante o treino; no gol, o reserva Mateus Claus

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil