Correio da Bahia

Dino faz PF entrar no caso da morte de Marielle e Anderson

-

QUESTÃO DE HONRA O ministro da Justiça, Flávio Dino, mandou abrir inquérito na Polícia Federal para investigar os assassinat­os de Marielle Franco e Anderson Gomes, em colaboraçã­o com o Ministério Público Estadual e a Polícia Civil do Rio.

A vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes foram mortos a tiros em 14 de março de 2018. Os acusados do crime estão presos e aguardam julgamento: os ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz. A investigaç­ão não conseguiu chegar a possíveis mandantes do assassinat­o ou mesmo outros envolvidos no crime.

O caso, na prática, continua sob responsabi­lidade do Ministério Público, mas a Polícia Federal vai investigar a parte que lhe compete, em força-tarefa com o MPRJ, e auxiliar na parte de inteligênc­ia e investigaç­ão.

De acordo com o ministro da Justiça, Flávio Dino, o inquérito é para ampliar a colaboraçã­o federal com as investigaç­ões "sobre a organizaçã­o criminosa que perpetrou os homicídios de Marielle e Anderson". "Estamos fazendo o máximo para ajudar a esclarecer tais crimes", declarou Dino em uma rede social.

O inquérito é do Setor de Inteligênc­ia Policial (SIP) da Superinten­dência da PF do Rio de Janeiro e ficará sob a responsabi­lidade do delegado Guilherme de Paula Machado Catramby. O investigad­or foi designado pelo novo superinten­dente do Rio, Leandro Almada, que, por sua vez, foi nomeado pela Direção-Geral da PF com a missão de ampliar a investigaç­ão do caso emblemátic­o, que é tratado como "questão de honra" para o atual governo federal.

Na semana passada, o superinten­dente da PF no Rio e o procurador-geral de Justiça do estado, Luciano Mattos, assinaram um pacto para investigaç­ão conjunta, sem precisar federaliza­r o caso. O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos, esteve presente.

Até agora, quase cinco anos depois dos assassinat­os e após diversas trocas nos comandos das investigaç­ões na Polícia Civil e no Ministério Público, não se sabe quem mandou matar a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes e as razões para isso.

Com informaçõe­s da CNN e Agência Globo.

 ?? WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO ?? Ministro da Justiça, Flávio Dino mandou a Polícia Federal entrar no caso e colaborar com outras instâncias
WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO Ministro da Justiça, Flávio Dino mandou a Polícia Federal entrar no caso e colaborar com outras instâncias
 ?? DIVULGAÇÃO ?? Marielle Franco era vereadora
DIVULGAÇÃO Marielle Franco era vereadora

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil