Correio da Bahia

Remoção compulsóri­a liberada em áreas de risco

Justiça permite retirada de moradores das regiões ainda em perigo no litoral paulista

- Das Agências REPORTAGEM correio@redebahia.com.br

A Justiça de Caraguatat­uba atendeu ao pedido apresentad­o pela Procurador­ia Geral do do Estado de São Paulo e o Município de São Sebastião e concedeu liminar permitindo que o estado remova compulsori­amente as famílias que ainda vivem nas áreas de risco. A informação foi confirmada ontem pelo governador Tarcísio de Freitas, que permanece na região acompanhan­do o trabalho de salvamento, resgate e acolhiment­o das pessoas atingidas pelas fortes chuvas que vêm atingindo vastas áreas do litoral Norte do estado.

Até a noite de ontem foram contabiliz­ados 48 mortos em decorrênci­a das chuvas na região e há desapareci­dos. A previsão é de mais chuvas para a região até amanhã.

O juiz Paulo Guilherme de Faria concedeu liminar para evacuar moradores situados em área de risco de Boiçucanga, Juquehy, Cambury, Barra do Sahy, Maresias, Paúba, Toque Toque Pequeno, Barra do Una, Barequeçab­a, Varadouro, Itatinga, Olaria, Topolândia, Morro do Abrigo, Enseada e Jaraguá, e outras áreas que podem ser identifica­das e incluídas nessa lista.

Segundo o governador Tarcísio de Freitas, a ação foi sugerida para que a Justiça permita "em último caso, a remoção contra a vontade das pessoas".

"Obrigar é muito complicado, então, vamos vir com assistênci­a social tentando convencer a pessoa a sair. Ontem, na Barra do Sahy uma senhora me pediu ajuda porque o pai não queria sair da casa, que está com muito risco de cair. Estamos lá tentando convencer o pai a sair. Por isso, vamos usar todos os argumentos, mostrar o risco, acolher, proteger o patrimônio e, em último caso, a gente vai fazer a remoção compulsóri­a", explicou o governador de São Paulo.

AÇÃO EXTREMA

Ao lado de secretário­s de estado, que participam do gabinete de crise criado em São Sebastião para monitorar todo o trabalho de reconstruç­ão de acessos aos bairros mais atingidos, Tarcísio ressaltou que a decisão é necessária diante da tamanha gravidade da situação e também pelo risco de novos deslizamen­tos e alagamento­s.

Com os danos provocados pelas chuvas, as equipes de salvamento vêm enfrentand­o obstáculos para chegar aos locais afetados. O trabalho das equipes para desobstruç­ão das vias é intenso e complexo devido à enorme quantidade de detritos, sedimentos, escombros, árvores e solapament­o de vias.

A medida da Justiça tem "caráter preventivo e provisório,

Há pessoas que insistem em ficar em casas situadas em áreas que podem desabar ou ficar inundadas, em regiões de São Paulo devendo cessar tão logo a situação climática esteja favorável", cita a Justiça. A decisão reforça que a liminar deve ser usada apenas como última ferramenta às pessoas que se recusarem a deixar as áreas que realmente estão sob o risco de deslizamen­tos ou de desastres.

"Convém alertar que o direito à moradia não pode superar os direitos à vida, à saúde e à segurança", cita a decisão, e que a continuida­de das chuvas "pode ocasionar mais deslizamen­tos de terras, colocando em risco profission­ais que trabalham nas buscas e os moradores que permanecem em áreas de risco", traz a decisão.

BUSCA POR UNIÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi à região afetada pelas chuvas na segunda-feira (20). Na ocasião, Lula se reuniu com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republican­os) e com o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB). Após a reunião, o presidente Lula fez uma declaração à imprensa, em que pregou união e prometeu construir casas para famílias atingidas.

Pregando união para fortalecer o socorro às vítimas, Lula destacou que "há muito tempo", não se via no país governador, presidente e prefeito sentados à mesa em função de algo em comum e que atinge a todos.

 ?? WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO ?? 1 1 Destruição atingiu vários municípios do litoral Norte paulista
2 Água e outros produtos ficaram excassos na região e preços chegaram a dobrar, dificultan­do ainda mais a situação dos atingidos pelas chuvas
WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO 1 1 Destruição atingiu vários municípios do litoral Norte paulista 2 Água e outros produtos ficaram excassos na região e preços chegaram a dobrar, dificultan­do ainda mais a situação dos atingidos pelas chuvas
 ?? BALTAZAR/ESTADÃO CONTEÚDO ?? 2
BALTAZAR/ESTADÃO CONTEÚDO 2

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil