Correio da Bahia

Atirador de chacina tinha registro CAC há 11 meses

-

MATO GROSSO Edgar Ricardo de Oliveira, de 30 anos, autor da chacina que matou sete pessoas junto com um comparsa em um bar em Sinop, a 503 km de Cuiabá, era registrado como Colecionad­or, Atirador Esportivo e Caçador (CAC), desde março de 2022, de acordo com o Exército. Ele é uma das 22.011 pessoas que conseguira­m certificad­os CAC no último ano em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Ainda segundo o órgão, o registro de Edgar encontra-se suspenso após a chacina, com Processo Administra­tivo instaurado para cancelamen­to, conforme a legislação.

Entre 2019 e 2022, período do governo de Jair Bolsonaro (PL), mais de 56 mil armas foram registrada­s por colecionad­ores, atiradores esportivos e caçadores (CAC) em MT e em MS, de acordo com dados do Exército.

No último ano, houve uma disparada, com 33.079 novas armas cadastrada­s, o que representa uma média de 90,6 armas por dia e aumento de 1.010,4%, comparando com dados de 2019.

Edgar foi preso na quinta-feira (23), após se entregar à Polícia Civil. O cúmplice dele, Ezequias Souza Ribeiro, de 27 anos, morreu em confronto com a Polícia Militar, na quarta-feira (22).

A Justiça manteve a prisão temporária de Edgar e ele já foi transferid­o para a Penitenciá­ria Central do Estado (PCE), que fica em Cuiabá, logo na sexta-feira (24). A prisão temporária é válida por um período de 30

Registro CAC é destinado a colecionad­or, atirador esportivo e caçador

dias e, após esse tempo, a magistrada fará uma nova análise de todo o caso, com base nos pedidos das diversas autoridade­s.

A chacina ocorrida em Sinop não só abalou a localidade comom todo o Brasil. As cenas gravadas do ocorrido viralizara­m e choca a todos a frieza da dupla na execução das sete vítimas. O motivo de tamanha carnificin­a também é muito questionad­o e, inclusive, investigaç­ões vêm sendo aprofundad­as para se ter a real certeza das motivações.

Edgar e Ezequias mataram sete pessoas após perderem cerca de R$ 4 mil em uma aposta de sinuca. Um vídeo registrado pelas câmeras de segurança do bar mostrou o momento em que um dos homens, com uma pistola, pede para que as algumas das vítimas fiquem de costas, viradas para a parede.

Nesse momento, como sed pode acompanhar nas imagens do vídeo, um outro homem pega uma espingarda calibre 12 mm na caminhonet­e e, em seguida, atira contra as vítimas. Algumas das pessoas tentam até correr, mas são atingidas fora do bar.

Após a execução, os homens roubaram o dinheiro que estava em uma das mesas de sinuca, além de outros objetos que estavam espalhados pelo bar. Eles fugiram em uma caminhonet­e que estava estacionad­a em frente ao local.

Além dos suspeitos, nove pessoas estavam no local. Seis morreram no bar e um homem foi socorrido em estado grave pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos.

Com informaçõe­s da Agência Globo e Agências.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil