Correio da Bahia

Embaixador russo descarta ocorrência de conflito nuclear

-

UM ANO DE GUERRA Há um ano, tropas russas invadiram a Ucrânia sob a afirmação de libertar o povo daquele país. Em meio a milhares de mortes e destruição de cidades inteiras, o discurso dos russos se mantém inabalável: é necessário libertar a Ucrânia de um processo de “nazificaçã­o”. E mesmo atribuindo aos Estados Unidos muita responsabi­lidade pela guerra – que os russos chamam de “operação especial” –, o embaixador da Rússia no Brasil, Alexey Labetskiy, descartou o começo de um conflito nuclear.

Para Labetskiy, que deu entrevista ontem para a Agência Brasil analisando o primeiro ano da guerra, os políticos dos EUA sabem que “o início de qualquer guerra nuclear significa o fim da civilizaçã­o humana”. E, por isso, mesmo uma escalada ainda maior no confronto não levaria a uma consequênc­ia dessa gravidade.

A visão de um conflito entre Estados Unidos e Europa contra a Rússia é largamente explorado por Alexey Labetskiy na entrevista exclusiva concedida à Agência Brasil. Segundo ele, a guerra “está matando a indústria europeia”, e enriquecen­do o líder da Organizaçã­o do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que, explica, passou a dominar o mercado de gás líquido na Europa. “A Europa se tornou um jogador se

Um ano depois da guerra, russos e ucranianos avaliam o conflito de forma diferente

cundário em relação aos Estados Unidos”, afirma.

Há um ano, milhões de ucranianos começaram a deixar seu país, fugindo das bombas disparadas pela Rússia. Mulheres e crianças, em sua maioria, foram morar em outros países da Europa ou até mais longe, como no Brasil, enquanto os homens ficaram para lutar. Mas, apesar do cenário de destruição mostrado ao mundo ao longo dos últimos 12 meses, o chefe da Embaixada da Ucrânia, Anatoliy Tkach, também entrevista­do pela Agência Brasil, avalia que a estratégia militar russa em território ucraniano “fracassou completame­nte”.

Segundo ele, os território­s ocupados pelos russos vêm sendo recuperado­s pelas tropas ucranianas. Segundo Tkach, a Rússia passou a enviar criminosos condenados para o front, o que ele classifica como evidência de fracasso. E acrescento­u que seu país prepara contraofen­siva para liberar mais território­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil