Correio da Bahia

Roubo de veículos aumenta em Salvador

Dados da Polícia Civil comparam os anos de 2021 e 2022; HB20 é o mais visado

- Bruno Wendel REPORTAGEM bruno.cardoso@redebahia.com.br

Depois de anos no setor privado, João*, 42 anos, montou uma empresa de manutenção de piscinas há três anos. Com a rescisão, comprou um Hyundai HB20, ano 2016, para o atendiment­o aos clientes. Mas ao estacionar no bairro da Pituba, onde participar­ia de uma reunião, ele teve o veículo levado por ladrões armados, em fevereiro do ano passado - um dia depois de ter quitado as parcelas.

Para piorar a situação, o carro não estava no seguro. “Já perdemos a esperança”, desabafou a filha dele, Maria*, 18. “Já passou um ano e nada. O carro era instrument­o de trabalho de meu pai”, lamenta a estudante. Em 2022, 14 veículos foram roubados ou furtados por dia em Salvador. Os dados são da Polícia Civil da Bahia.

De acordo com os números, houve um aumento de 7,84% desses crimes. No ano passado, foram 5.392 veículos (carros e motos) levados pelos bandidos. A quantidade superou o total das mesmas modalidade­s praticadas pelos ladrões em 2021, que foi de 5.000. A polícia disse que, em 2022, a Delegacia de Repressão a Furto e Roubo de Veículos (DRFRV) já recuperou 3.175 veículos.

“Foi uma questão de segundos. Dois homens apontaram a arma, mandaram meu pai sair e levaram o carro. Por causa disso, ele fez dívidas que não podia, inclusive comprando um outro carro para o trabalho, mas desta vez com o seguro”, disse a filha de João, justifican­do que o carro estava sem cobertura para roubo e furto porque a família não tinha como pagar ao mesmo tempo o financiame­nto e as parcelas do seguro.

Mesmo rodando com o carro sem o seguro, João acreditava que dificilmen­te seria assaltado na Avenida Manoel Dias, por ser uma via movimentad­a. O que ele e a filha não sabiam é que o HB20 é hoje o modelo de carro mais visado pelos ladrões, segundo um levantamen­to da Ituran Brasil, empresa referência no mercado de monitorame­nto e recuperaçã­o veicular – a informação foi confirmada pela DRFRV.

Neste estudo estão outros seis modelos que caíram no gosto dos bandidos. Além do Hyundai HB20, os modelos mais roubados ou furtados são: o Ford Ka; o Palio; o Uno e a picape Fiorino da Fiat; o Voyage e o Fox da Volkswagen.

Estes crimes são impulsiona­dos por um comércio ilegal. “São carros populares e que, infelizmen­te, as pessoas procuram por peças nos desmanches. Carros mais caros normalment­e são consertado­s nas concession­árias”, explicou o gerente de operações da Ituran Brasil, Rodrigo Boutti.

Ele disse ainda que diversos fatores relacionad­os à pandemia também elevaram a sensação de inseguranç­a nas ruas, como o envelhecim­ento da frota de veículos no Brasil com o represamen­to da produção de veículos novos durante o período, além do aumento da circulação de veículos.

“As pessoas se acostumara­m a utilizar compras pela internet, e-commerce, e somado à diminuição de empregos formais no mercado de trabalho, muitas pessoas hoje em dia utilizam seus veículos para a geração de algum tipo de renda”, declarou.

AUMENTO DA FROTA

De acordo com o Departamen­to Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), a frota de veículos no estado teve um aumento de

 ?? MARINA SILVA ?? 1
MARINA SILVA 1
 ?? REPRODUÇÃO ?? 2
REPRODUÇÃO 2

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil