Correio da Bahia

Empregos & SOLUÇÕES

- Donaldson Gomes REPORTAGEM @donaldsong­omes

O primeiro trimestre do ano costuma ser bastante intenso para as oportunida­des de estágio. Existem muitas vagas, deixadas por estudantes que se formaram e pela retomada de atividades em instituiçõ­es de ensino. Mas, ao mesmo tempo, a concorrênc­ia para encontrar espaço no mercado segue aquecida.

No CIEE, uma das principais instituiçõ­es a selecionar jovens para as primeiras oportunida­des profission­ais, a estimativa é que de janeiro a março a oferta de vagas aumente em média 20%. Na última sexta-feira (24), havia quase 390 vagas abertas. O cenário é semelhante ao do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), outro espaço que tradiciona­lmente oferece oportunida­des.

O IEL encerrou a semana com 1.064 vagas de estágio, 133 vagas para jovens aprendizes e 59 vagas de bolsas de inovação para a Ford. As vagas existem, o desafio dos candidatos é o de se destacarem para as empresas.

Maria Neta, supervisor­a do CIEE em Salvador, explica que o momento é bastante favorável para quem está em busca de oportunida­des. “Este momento que estamos vivendo, do início de ano, traz muitas oportunida­des na maioria das empresas, mas existem também nichos específico­s, onde surgem ainda mais espaços à disposição dos estudantes”, destaca. “Tem escolas que contratam muitos alunos de cursos de licenciatu­ra ou na área de pedagogia e estamos vendo um cresciment­o grande nas oportunida­des em academias”.

Maria Neta ressalta a importânci­a da qualificaç­ão. “Não se pode cobrar experiênci­a deste aluno, porque é isto que ele está buscando, mas é possível investir em qualificaç­ão como uma estratégia para se destacar”.

O foco deve ser nos conhe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil