Correio da Bahia

Reino Unido e União Europeia fecham acordo pelo Brexit

-

IRLANDAS O Reino Unido e a União Europeia chegaram ontem a um acordo para resolver a disputa sobre os controles alfandegár­ios na Irlanda do Norte após o Brexit (nome dado à saída do Reino Unido do bloco). O premiê britânico, Rishi Sunak, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, assinaram o pacto em Windsor, perto de Londres. O documento será analisado pelo Parlamento e pelo governo norte-irlandês.

A Irlanda do Norte é a única parte do Reino Unido que faz fronteira terrestre com um membro da União Europeia, a República da Irlanda. Quando os britânicos deixaram o bloco, em 2020, os dois lados concordara­m em eliminar os postos de controle, porque a fronteira aberta é um pilar fundamenta­l do processo de paz da Irlanda do Norte.

Entre as décadas de 1960 e 1990, a Irlanda do Norte foi marcada pela violência sectária entre protestant­es e católicos. O período conhecido como “Troubles” terminou em

Temia-se que o Brexit forçasse o estabeleci­mento de fronteira física na Irlanda e afestasse a paz na região.

1998. Desde então, as economias das duas Irlandas passaram a ser cada vez mais interdepen­dentes. A nova geração, que cresceu dentro da UE, não carrega mais o ranço sectário, tanto que a maioria dos norte-irlandeses (56% a 44%) optou pela permanênci­a no bloco durante o referendo do Brexit, em 2016.

No entanto, ainda existe uma parcela nacionalis­ta dentro da Irlanda do Norte que não aceita viver em um regime jurídico diferente do restante do Reino Unido. Quem lidera esse movimento é o Partido Unionista Democrátic­o (DUP). Sem depender tanto do apoio do DUP no Parlamento, Sunak estava mais à vontade na assinatura do acordo.

“O acordo proporcion­a um fluxo comercial tranquilo em todo o Reino Unido, protege o lugar da Irlanda do Norte em nossa união e salvaguard­a a soberania dos norte-irlandeses”, disse o primeiro-ministro. O DUP disse que precisa ver os detalhes do acordo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil