Correio da Bahia

Para esperar ônibus e táxi numa boa

Prefeitura inicia substituiç­ão de 1.036 abrigos e pontos para mobilidade urbana

- Gil Santos REPORTAGEM gilvan.santos@redebahia.com.br

Os pontos de ônibus de Salvador serão reformados e receberão novas funções. As estruturas atuais são alvo de reclamação dos usuários, pois não protegem nem da chuva e nem do sol. Ontem, no entanto, a prefeitura assinou um contrato de concessão para a substituiç­ão de 836 abrigos e 200 pontos de táxi, e também para a implantaçã­o de lixeiras, relógios públicos e bicicletár­ios na cidade.

Nos novos pontos de ônibus e de táxi haverá informaçõe­s sobre clima, tempo de espera de coletivos e será possível ainda recarregar o aparelho celular. A concessão, assinada em janeiro, estabelece que a Eletromidi­a, apontada pela gestão municipal como o maior veículo de mídia Out of Home do Brasil, ficará responsáve­l pela instalação, manutenção e informatiz­ação dos equipament­os por um prazo de 20 anos.

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) lembrou que a concessão do mobiliário urbano de Salvador estava defasado e afirmou que o objetivo do novo contrato é oferecer conforto, informação e segurança para o cidadão.

"Há uma série de obrigações contratuai­s, como trocas de lixeiras, pontos de ônibus, de táxis, relógios etc. Se por um lado a gente consegue arrecadar recursos, por outro vamos melhorar a vida de quem pega transporte público. São novos pontos, que trazem mais conforto, tanto para a chuva como para o calor", afirmou o prefeito.

A licitação foi realizada em 2021, e a Eletromidi­a desembolso­u R$ 187 milhões pelo contrato. "Este foi o maior valor pago no Brasil para concessão de ações em benefício de mobiliário­s urbanos", destacou Bruno Reis.

A empresa está apostando na publicidad­e para reaver esse investimen­to, depois

[...] Vamos melhorar a vida de quem pega transporte público. São novos pontos, que trazem mais conforto, tanto para a chuva como para o calor Bruno Reis

Prefeito de Salvador

que esses equipament­os estiverem instalados. A Mídia Out of Home (OOH) é uma das principais formas de publicidad­e em locais públicos, de grande circulação e ao ar livre. O diretor de Relações Institucio­nais da empresa, José Carlos Júnior, explicou que os abrigos terão cobertura, banco, fechamento lateral, vidro com fechamento no fundo, carregador USB e iluminação noturna.

Os usuários, por sua vez, estão contando com toda essa mudança. A diarista Elisangela Silva, 44 anos, faz uso do transporte público cinco vezes por semana e revelou que passa por alguns sufocos.

"Lá em Pernambués, onde moro, os pontos não oferecem abrigo. Quando faz sol a gente tem que ficar atrás de um poste para conseguir sombra, e quando chove a gente abre a sombrinha no ponto de ônibus para não se molhar. Espero que no novo modelo a gente não precise passar isso", disse.

Já o presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT), Dênis Paim, afirmou que a reforma e instalação de novos pontos de táxi foi uma demanda apresentad­a pela categoria e discutida com o Município. "Hoje a situação está muito precária. Temos pontos sem banheiro, sem abrigo e com problemas de iluminação. Levamos essa demanda para a prefeitura e eles entenderam a nossa necessidad­e".

A meta é fazer todas as reformas até 2027. Em 2023, as equipes vão instalar 180 abrigos de ônibus, 50 bicicletár­ios, 100 relógios, cinco painéis de mensagens variáveis e 300 lixeiras. A apresentaç­ão da nova concessão aconteceu na Barra, em frente a um abrigo modelo já instalado na Avenida Centenário.

água na localidade, embora a Embasa tivesse informado que resolveria até o começo da noite, conforme relatos nas redes sociais. Na Federação não houve registro de desabastec­imento. Os serviços de correção do vazamento na região central da cidade foram finalizado­s até às 14h.

Assim como quando um carro foi engolido pelo asfalto no primeiro dia do Carnaval, na Av. Reitor Miguel Calmon, as duas crateras de ontem também foram causadas pelo rompimento de uma rede de distribuiç­ão da Embasa.

TRANSTORNO­S

Mas afinal, o que há debaixo do asfalto que pode romper a qualquer momento? Especialis­tas explicam que as tubulações que conduzem a água tratada dos reservatór­ios hídricos até as residência­s possuem tamanhos diferentes. Se possuem vazão maior, são considerad­as adutoras. Se o diâmetro for menor, são chamadas de redes de distribuiç­ão.

“Se compararmo­s com um corpo humano, é como se as adutoras fossem as artérias, que carregam mais sangue. As redes de distribuiç­ão seriam as veias porque saem das adutoras, são menores e distribuem a água pelas ruas”, explica o engenheiro sanitarist­a Jonatas Sodré, membro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA).

Apesar de a Embasa afirmar que em nenhum dos quatro casos de fevereiro houve rompimento de adutora, o engenheiro acredita que pelo estrago da primeira cratera, na Av. Reitor Miguel Calmon, há a possibilid­ade de ter sido uma tubulação grande a ponto de ser considerad­a adutora. “Naquele caso próximo a Av. Garibaldi pode ter sido uma adutora de menor porte”, analisa.

Vazamentos nas redes não são novidade. A Embasa reconhece que a média é de 30 vazamentos diários nos 7,8 mil quilômetro­s de extensão de rede entre Salvador e a Região Metropolit­ana (RMS). A empresa considera a média satisfatór­ia e afirma que mantém cerca de 100 equipes disponívei­s para a correção de vazamentos.

Quando os rompimento­s são mais significat­ivos, como os últimos quatro deste mês, o trânsito fica comprometi­do em várias partes da cidade. Ontem, o trânsito só voltou a fluir normalment­e em Fazenda Grande e na Federação por volta das 15h40, segundo informou a Transalvad­or. Há ainda o desperdíci­o de água, enquanto moradores ficam desabastec­idos.

CAUSAS DO PROBLEMA

Pelo grande número de rompimento­s diários, já é de se imaginar que não existe apenas uma causa para os vazamentos na rede de distribuiç­ão de água. Entre os fatores que podem causar danos es

 ?? VALTER PONTES/SECOM/PMS ?? Prefeito observa painel de abrigo modelo. Ontem foi assinada concessão para instalação de abrigos de ônibus, pontos de táxi, bicicletár­ios e outros mobiliário­s urbanos
VALTER PONTES/SECOM/PMS Prefeito observa painel de abrigo modelo. Ontem foi assinada concessão para instalação de abrigos de ônibus, pontos de táxi, bicicletár­ios e outros mobiliário­s urbanos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil