Correio da Bahia

Ufba e Ifba adiam início das aulas após atraso no Sisu

-

EDUCAÇÃO A Universida­de Federal da Bahia (Ufba) adiou em uma semana (de 6 para 14 de março) a data de início do semestre letivo 2023.1. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), os calouros de graduação é que devem começar as aulas somente no dia 13 de março.

A razão, segundo as universida­des, foi o atraso no Sisu, que impacta a matrícula dos novos alunos. A Ufba alegou ainda o retardo na regulariza­ção da execução orçamentár­ia federal, em função da transição de governo; e a necessidad­e de mais tempo para aferição dos impactos do Carnaval nos índices de contágio do coronavíru­s.

Com a decisão, tomada ontem pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, o início do semestre passa a coincidir com a abertura do Congresso

Ufba 2023. Será a oitava edição do principal evento acadêmico da Ufba, que nesta edição terá mais de 900 mesas, 200 intervençõ­es artísticas e mais de 2.200 vídeo-pôsteres.

A data de encerramen­to do semestre 2023.1 também foi adiada em uma semana, para 15 julho. O semestre letivo 2023.2 acontecerá de 14 de agosto a 16 de dezembro, garantindo assim os 200 dias letivos previstos em lei. O novo calendário prevê que atividades curricular­es voltadas exclusivam­ente para veteranos possam iniciar aulas e/ou ações de acolhiment­o no dia 20 de março, e que os componente­s curricular­es de primeiro semestre sejam iniciados somente em 29 de março, após a inscrição dos calouros, que acontece nos dias 27 e 28.

O objetivo da decisão foi reduzir o intervalo de tempo entre o ingresso dos veteranos e o dos calouros, estes últimos impactado pelo atraso do Sisu, divulgado somente nesta semana. Ainda de acordo com a Ufba, a decisão também permite a execução de ações de manutenção e adequação de espaços para o início das aulas, já contando com maior disponibil­idade orçamentár­ia - cujos repasses mensais pelo governo federal, na razão de 1/12 do orçamento anual, foi regulariza­do no final de fevereiro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil