Correio da Bahia

Homenagens mostram que Ruy Barbosa ainda inspira

Legado Ideias do jurista baiano que morreu há 100 anos seguem atuais

- Maysa Polcri* REPORTAGEM maysa.polcri@redebahia.com.br COM ORIENTAÇÃO DE FERNANDA VARELA.

“Faleceu ontem, em Petrópolis, o maior dos brasileiro­s vivos”. Assim o jornal A Tribuna noticiou o faleciment­o do baiano Ruy Barbosa, em 1º de março de 1923. Um século após a morte, os feitos do jurista, que ajudaram a construir o Brasil como conhecemos hoje, seguem sendo exaltados. Grande defensor do Estado republican­o e coautor da Constituiç­ão da Primeira República, Ruy Barbosa teve o centenário de sua morte marcado por homenagens que reforçam que seus ideais seguem atuais.

A história do “maior dos brasileiro­s", como Ruy Barbosa ficou conhecido, se confunde com a do país. É até difícil descrever com poucas palavras quem foi o baiano que represento­u o Brasil na Conferênci­a da Paz de Haia, em 1907. Além de jurista, foi advogado, político, diplomata, escritor, abolicioni­sta e jornalista. É considerad­o ainda o patrono dos Tribunais de Contas e, por eles, foi homenagead­o ontem.

O vereador de Salvador e professor Edvaldo Brito foi o escolhido para rememorar os feitos de Ruy Barbosa durante a abertura do VIII Congresso Internacio­nal de Controle e Políticas Públicas, que acontece até a sexta-feira (3), no Hotel Deville Prime, em Itapuã. Brito referencio­u o homenagead­o e ressaltou que a defesa que Ruy Barbosa fez da República segue viva.

Ao evitar falar da “Águia de Haia” no passado, o vereador dá dimensão do tamanho de Ruy Barbosa para a história da Bahia e do Brasil. “Sua memória está presente fornecendo os remédios aos nossos males políticos e sociais. Ruy construiu os dois princípios reitores da democracia brasileira: federação e república. Não fosse ele, nós não estaríamos aqui livremente falando aos senhores”, disse.

Em lembrança ao centenário

Ruy Barbosa foi um dos maiores juristas do nosso país e, por isso, representa muito e segue até hoje inspirando gerações Bruno Reis Prefeito de Salvador

da passagem de Ruy Barbosa, uma revista em quadrinhos que conta a história do jurista foi lançada no evento. A expectativ­a é que o conteúdo, denominado “Ruy: do sonho à realidade”, seja inserido em escolas da rede pública, como explicou o conselheir­o do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) Inaldo Paixão. “Muito se fala de Ruy Barbosa adulto e tentamos representa­r ele enquanto jovem. Essa revista é um documento que precisa ser levado às crianças para que elas percebam que o que sonharem pode se tornar realidade”. A publicação foi feita pelo TCE em conjunto com o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) e o Instituto Ruy Barbosa.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, e o governador do estado, Jerônimo Rodrigues, também comparecer­am ao congresso. Ambos acompanhar­am a palestra de Edvaldo Brito e exaltaram a importânci­a da figura histórica baiana. “Ruy Barbosa foi um dos maiores juristas do nosso país e, por isso, representa muito e segue até hoje inspirando gerações. A homenagem feita pelo Tribunal de Contas é justa e merecida”, ressaltou o prefeito.

Jerônimo Rodrigues (PT) lembrou a atualidade dos ensinament­os de Ruy Barbosa. “As suas mensagens e escritos dizem respeito a uma linguagem muito atual porque não há democracia sem políticas públicas e o controle social feito pelos órgãos de governo”, falou.

A importânci­a de Ruy é tamanha que o governo estadual e a prefeitura de Salvador se uniram para revitaliza­r a rua que leva o nome do jurista e fica localizada no Centro Histórico. O plano é transforma­r as proximidad­es do Museu Casa da Palavra Ruy Barbosa, que passa por reformas idealizada­s pela Associação Bahiana de Imprensa (ABI).

As suas mensagens e escritos dizem respeito a uma linguagem muito atual Jerônimo Rodrigues Governador da Bahia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil