Correio da Bahia

POÇO SEM FUNDO

Vitória Time perde do Nova Iguaçu e dá adeus à Copa do Brasil e ao diretor de futebol

- Giuliana Mancini REPORTAGEM @redebahia/Nonononono

Tudo que está ruim ainda pode piorar. Esta é a situação do Vitória na temporada. Eliminado do Campeonato Baiano no domingo e em situação complicada na Copa do Nordeste, o time sofreu mais um baque ontem: a queda na primeira fase na Copa do Brasil. Como consequênc­ia, o diretor de futebol Edgard Montemor Filho foi demitido logo depois da partida.

O rubro-negro perdeu do Nova Iguaçu por 2x0, na cidade de mesmo nome, na região metropolit­ana do Rio de Janeiro. Os confrontos na primeira fase são em jogo único.

O Leão, por estar melhor posicionad­o no ranking de clubes da CBF, atuou fora de casa, mas tinha a vantagem do empate para classifica­r. A equipe pareceu se contentar com a situação e pouco fez no estádio Jânio Moraes, conhecido como Laranjão.

Já o Nova Iguaçu, que precisava ganhar, foi perigoso no segundo tempo, e a pressão foi premiada com um pênalti duvidoso que Léo Índio bateu e converteu, aos 23 minutos. No fim, aos 37, Márcio Duarte ainda fez o dele e selou a eliminação rubro-negra.

Esse foi o sexto jogo do time com o técnico Léo Condé no comando, sem uma vitória sequer: são três empates e três derrotas. Com a queda, o Leão deixa de ganhar R$ 1,4 milhão, que receberia se passasse para a segunda fase. Por disputar a primeira, o clube recebeu R$ 1,25 milhão.

O Nova Iguaçu segue adiante e vai disputar a segunda fase da Copa do Brasil pela primeira vez na história. O time enfrentará o Nova Mutum-MT, que se classifico­u após eliminar o Londrina em casa por 4x2, de virada.

O próximo jogo do rubro-negro é um Ba-Vi, pela Copa do Nordeste. A partida será domingo, às 16h, na Fonte Nova, pela sexta de oito rodadas da fase de grupos. O Vitória corre risco de ser eliminado se não ganhar o clássico.

DESTAQUES DO JOGO

Léo Condé fez alteração nos três setores do time titular após a eliminação no estadual - com empate em 0x0 com o Barcelona de Ilhéus, no Barradão. Lazaroni voltou à lateral esquerda, o que levou Zeca para a direita. No meio-campo, Diego Torres foi sacado para a entrada de Gegê. No ataque, Rafinha retornou à equipe, no lugar de Osvaldo.

O primeiro tempo foi morno no estádio Laranjão, sem grandes emoções. Diante de um forte calor em Nova Iguaçu, os dois times pareciam jogar sem ímpeto - e a situação ficava pior no gramado “lento”, que travava a bola.

Com a vantagem de classifica­r com um empate, o Vitória passou a etapa inicial cozinhando o jogo, deixando o tempo passar. O Leão até chegava bem ao ataque, mas não aproveitav­a as chances. Em uma delas, em um contra-ataque aos 18 minutos, Thiago Lopes tocou para Léo Gamalho bater forte, só que a zaga laranja impediu.

Outro lance bom ocorreu aos 28 minutos, logo após a pausa para hidratação. Assim que a partida foi retomada, o rubro-negro se lançou ao ataque, Thiago Lopes avançou livre e chutou da entrada da área, por cima do gol.

Enquanto isso, o Nova Iguaçu tinha mais posse de bola, mas sem efetividad­e na maior parte do tempo. Ainda assim, foi perigoso em dois momentos. Aos 5 minutos, o “Carrossel da Baixada” viu Ícaro ficar com um rebote e chutar de primeira, por cima. E aos 47, depois de boa trama no ataque, Luã Lúcio bateu de chapa, de dentro da área, também para fora.

A volta do intervalo teve o anfitrião com uma postura diferente. Precisando do resultado para se classifica­r, o

 ?? ?? Léo Gomes, do Vitória, fica cabisbaixo enquanto jogadores do Nova Iguaçu comemoram um dos gols
Léo Gomes, do Vitória, fica cabisbaixo enquanto jogadores do Nova Iguaçu comemoram um dos gols

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil