Correio da Bahia

Lula conversa com presidente da Ucrânia sobre mediar acordo de paz

-

GUERRA O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou ontem com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para tratar sobre a guerra entre Ucrânia e Rússia. Segundo publicou no Twitter, Lula reafirmou o compromiss­o de participar de iniciativa­s para a paz. A ligação foi por videoconfe­rência e ocorreu à tarde.

“Reafirmei o desejo do Brasil de conversar com outros países e participar de qualquer iniciativa em torno da construção da paz e do diálogo. A guerra não pode interessar a ninguém”, contou Lula, que tem defendido a mediação política para impedir a escalada do conflito.

Em 24 de fevereiro, no dia do aniversári­o de 1 ano da guerra, Zelensky disse que esperava conversar com Lula

“em breve”. O líder ucraniano comentou na ocasião que achava importante o apoio do Brasil, na expectativ­a de que Lula possa ser “uma ponte para poder conversar com mais países da América Latina”.

Ontem, Zelensky também compartilh­ou o teor da conversa entre ambos. “Nós destacamos a importânci­a de defender o princípio da soberania e integridad­e territoria­l dos Estados. Também discutimos os esforços diplomátic­os para trazer a paz de volta à Ucrânia e ao mundo”, escreveu.

Mais cedo, o chanceler russo, Serguei Lavrov, confirmou uma visita ao Brasil em abril, após se reunir com o chanceler brasileiro Mauro Vieira durante a cúpula do G-20 na Índia.

Reafirmei o desejo do Brasil de conversar com outros países e participar de qualquer iniciativa em torno da construção da paz e do diálogo. A guerra não pode interessar a ninguém Lula

Após conversar com o presidente da Ucrânia

Destacamos a importânci­a de defender o princípio da soberania e integridad­e territoria­l dos Estados. Também discutimos esforços diplomátic­os para trazer a paz de volta à Ucrânia Volodymyr Zelensky

Presidente da Ucrânia

 ?? REPRODUÇÃO ??
REPRODUÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil