Correio da Bahia

Hospital Geral Roberto Santos comemora 44 anos

-

SAÚDE O maior hospital público do Norte e Nordeste completou 44 anos ontem. Criado para atender pacientes de Salvador e do interior, o Hospital Geral Roberto Santos leva o nome do governador responsáve­l pela sua idealizaçã­o e inauguraçã­o. Hoje considerad­o um complexo de saúde com 640 leitos e oferta de serviços de alta complexida­de, o Roberto Santos é referência em hemorragia digestiva, nefrologia, pediatria, clínica médica, cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia geral, neurocirur­gia, cirurgia pediátrica e neonatal, maternidad­e de alto risco, entre outras especialid­ades.

A diretora-geral do hospital, Lucrécia Savernini, explica que o Roberto Santos é um grande Complexo Hospitalar, com vários hospitais inseridos. “Nós temos aqui hospital de obstetríci­a, hospital de gastro, além da assistênci­a de alta complexida­de como neurocirur­gia, cirurgia gastro intestinal, a maior oferta de urologia também é aqui. Em paralelo, temos um grande ambulatóri­o e uma clínica de hemodiális­e”, explicou. Savernini aproveitou a data festiva para revelar que o HGRS está em processo de expansão e que em breve, será inaugurado o Hospital do Homem.

O Roberto Santos também funciona como unidade de ensino, certificad­a pelos ministério­s da Saúde e da Educação, por onde passam profission­ais das diversas áreas que são aprovados nas suas concorrida­s residência­s (médica e multiprofi­ssional). A unidade fez história na vida de muitos baianos. São 6.920 colaborado­res, entre servidores da Sesab, terceiriza­dos e os programas de residência e estágio. São 640 leitos entre adultos, pediátrico­s, cirúrgicos, de UTI, dentre outros.

Por mês, são realizados, aproximada­mente 113 mil exames laboratori­ais, 4,5 mil exames de imagem, uma média de 1.300 internamen­tos, dentre outros procedimen­tos que ocorrem na unidade e que também possuem números expressivo­s. A unidade possui ainda uma maternidad­e de alto risco, voltada para atender pacientes graves ou com comorbidad­es. Por mês são realizados cerca de 500 atendiment­os e 220 partos.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Com 640 leitos, o Hospital Roberto Santos funciona como um complexo de saúde
DIVULGAÇÃO Com 640 leitos, o Hospital Roberto Santos funciona como um complexo de saúde

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil