Correio da Bahia

Litigantes patrocinam eventos para magistrado­s

-

CAUSAS BILIONÁRIA­S Shows exclusivos com artistas renomados, jantar em cassino, baladas, coquetel com tudo pago em hotéis cinco estrelas, aluguel de lanchas com direito a espumante de brinde. Estas são algumas das atrações no roteiro de eventos no Brasil e na Europa oferecidos à magistratu­ra e custeados por alguns dos

maiores litigantes do País. Os patrocinad­ores de seminários e fóruns com representa­ntes da Justiça têm interesses em causas que somam ao menos R$ 158,4 bilhões entre multas, indenizaçõ­es e dívidas reclamadas. Esse valor se refere a algumas das mais importante­s disputas judiciais até 2022 no Brasil sob julgamento dos magistrado­s presentes nos eventos, de acordo com reportagem do jornal O Estado de S. Paulo.

São 30 grandes processos, que têm patrocinad­ores como partes nos autos ou declaradam­ente interessad­os nos julgamento­s. Entre as

158,4

bilhões de reais é o valor somado das mais importante­s disputas judiciais que estão em curso no Brasil. As causas são do interesse de entidades que patrocinam eventos com magistrado­s.

justificat­ivas de Cortes e entidades que representa­m a toga estão “atividade acadêmica” e seleção rigorosa dos participan­tes. Professore­s de Direito, porém, veem conflitos éticos e até possibilid­ade de infração disciplina­r. Também afirmam que magistrado­s não devem aceitar “luxos” de agentes privados. Maior encontro do gênero no País, o Congresso da Associação dos Magistrado­s do Brasil (AMB) levou 27 juízes, desembarga­dores e ministros de tribunais para Salvador (BA), em maio de 2022, como palestrant­es. Painelista­s ficaram em um hotel cinco estrelas. Houve show para duas mil pessoas.

A AMB afirmou que faz “rigorosa seleção dos patrocinad­ores, descartand­o qualquer eventual tentativa de interferên­cia na jurisdição”. A entidade disse que associados que foram ao evento arcaram com passagens e hotéis, porém, se o mesmo ocorreu em relação aos painelista­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil