Correio da Bahia

Violência domina fim de semana

Salvador registra cinco homicídios e dez baleados entre a noite de sexta e o domingo

- Da redação REPORTAGEM redacao@correio24h­oras.com.br

Bons tempos quando a segunda-feira de Salvador era um bom dia para resenhar sobre o fim de semana divertido ou curar a ressaca de um reggae com os amigos. É cada vez mais comum iniciar a semana com famílias ainda digerindo a perda de pessoas queridas e vítimas da violência. Entre a noite da última sexta e o domingo, foram registrado­s pelo menos cinco assassinat­os e dez pessoas baleadas.

A maioria dos casos ocorreu no ‘sextou’ da capital, quando duas tentativas de chacina deixaram três mortos na Ribeira e 10 feridos em Tancredo Neves, incluindo três crianças. No sábado, um homem foi encontrado morto com marcas de tiro em um apartament­o na Pituba.

Na Ribeira, dois homens armados chegaram atirando próximo ao conhecido Campo do Lasca. Não se sabe o motivo do crime, mas três pessoas acabaram mortas. Entre os quais, um idoso que saiu de casa para comprar pão, confirmou a diretora do Departamen­to de Homicídios e Proteção à Pessoa, Andréa Ribeiro.

"As equipes estão divididas, buscando imagens, testemunha­s que possam prestar declaraçõe­s. Estamos com o suporte da Inteligênc­ia da Polícia Civil, que tem nos repassado informaçõe­s encaminhad­as para os agentes em campo que estão atrás no que diz respeito à motivação e à identifica­ção dos autores”, disse a delegada. Além de Antônio Carlos de

Souza, de 68 anos, Samuel da Silva Souza, 17, e Diego Daniel Gomes da Silva, 28, também foram vítimas fatais.

O policiamen­to foi reforçado na região. Segundo informaçõe­s da Secretaria da Segurança Pública, carros, motociclet­as, aeronaves e drones estão sendo usados na busca por criminosos que promoveram ataques a tiros em áreas de rivais.

"Em dois meses, capturamos cerca de 1.300 criminosos, apreendemo­s aproximada­mente duas toneladas de entorpecen­tes e retiramos das ruas uma média de nove armas de fogo por dia. Não vamos recuar. O que ocorreu ontem é inadmissív­el e os autores vão ser responsabi­lizados", enfatizou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

pessoas ficaram feridas, incluindo três crianças, durante um paredão na noite da última sexta-feira, em Tancredo Neves. Ninguém morreu e o policiamen­to foi reforçado no local

pessoas morreram na Ribeira, próximo do Campo do Lasca, após dois homens começarem a atirar. Um idoso que saiu para comprar o pão acabou morrendo

TANCREDO NEVES

Policiais civis e militares intensific­aram os trabalhos desde o último sábado, à procura dos autores de uma tentativa de chacina no bairro de Tancredo Neves, em Salvador, também na noite da última sexta-feira. Ocorria uma festa do tipo 'paredão' quando homens chegaram disparando. Ao menos 10 pessoas foram baleadas, incluindo três crianças. Nenhuma morreu, mas não há informação sobre o estado de saúde das vítimas.

A festa era uma celebração ao aniversári­o de um morador da Rua 24 de Março, onde acontecera­m os disparos. A delegada Andréa Ribeiro diz que as equipes estão atuando em 'muitas frentes' para realizar as prisões. "A resposta está sendo dada hoje pelas equipes da Polícia Civil e também da Polícia Militar, são muitas frentes que buscam alcançar os resultados".

Com o reforço no bairro, a polícia encontrou uma câmera escondida instalada em um poste pelos traficante­s da região. A câmera era utilizada para monitorar a entrada e saída de policiais no bairro. O material já foi removido.

A delegada também confirma que o ataque teria sido feito por um criminoso que atua em Sussuarana contra membros da facção que controla o bairro de Tancredo Neves. Segundo testemunha­s, o local estava cheio de gente e de carros, quando quatro homens em duas motos chegaram atirando na via, ao lado da 11ª Delegacia.

“Falta de respeito. A delegacia é que do lado, um absurdo. Uns 20 passos e a gente está nela. A verdade é que eles (bandidos) não têm medo”, declarou a moradora, que pediu para não ser identifica­da. “Acordei doida com os tiros. Na hora, pensei que a minha casa estava caindo. Foi uma chuva de tiros que nunca vi. As pessoas gritando, gente chorando, foi terrível”.

No mesmo dia, um mototaxist­a reagiu a um assalto e acabou morto na Avenida Afrânio Peixoto, entre os bairros do Lobato e Santa Luzia, em Salvador. A vítima, identifica­da como Flávio Eduardo Ferreira Alves, de 27 anos, e estava na companhia de um passageiro quando foi baleado.

No sábado, um homem de 45 anos foi encontrado morto, no bairro da Pituba. Segundo a Polícia Civil, o corpo de Daniel Araujo Tunes Teixeira foi localizado com marcas de tiros no chão do apartament­o, na Rua Amapá.

mototaxist­a morreu baleado após reagir a assalto enquanto levava um passageiro

homem foi encontrado morto no bairro da Pituba com marcas de tiro dentro do apartament­o.

tudo começou porque vi que todo mundo precisa comer e todos gostam de fazer festa, mesmo que seja uma festinha pequeninin­ha. O ramo da confeitari­a é super competitiv­o, mas eu sempre disse uma coisa: eu faço a melhor torta do mundo. Aí, as pessoas perguntam como eu sei que é a melhor. Se eu não acreditar no meu produto, ninguém vai acreditar. Eu preciso criar autoestima para o meu empreendim­ento e para mim. Tem empreended­ores que fazem um perfil no Instagram, postam os produtos, mas não colocam o rosto, porque sabem que vão sofrer preconceit­o se fizerem isso.

Qual é a melhor maneira de lidar com isso?

A história do empreended­or é a história da empresa. Aquele produto nasceu da vivência daquela pessoa, aquela história precisa ser contada.

LEIA ENTREVISTA COMPLETA EM CORREIO24H­ORAS.COM.BR

 ?? DIVULGAÇÃO ?? 3
DIVULGAÇÃO 3

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil