Correio da Bahia

Protestos contra reforma da previdênci­a mobilizam a França

-

GREVE GERAL Estradas bloqueadas, refinarias de petróleo interrompi­das, aviões e trens parados; os sindicatos ameaçam fechar a economia da França esta semana no que esperam ser sua resposta mais dura ao plano do presidente francês, Emmanuel Macron, de aumentar a idade de aposentado­ria. Uma greve geral está convocada para hoje, mas seus efeitos já foram parcialmen­te sentidos.

As primeiras ações começaram ontem, quando os caminhonei­ros bloquearam esporadica­mente vias importante­s em ações lentas apelidadas de escargot - a palavra francesa para caracol - em várias regiões. E ontem à noite estava previsto o início da greve por tempo indetermin­ado no serviço ferroviári­o nacional.

O governo francês está se preparando para as maiores interrupçõ­es hoje, quando greves são esperadas em vários setores e protestos são planejados contra a reforma da previdênci­a.

Os setores dos transporte­s, educação, aviação, energia, metalurgia e da coleta de lixo convocaram greves e são esperadas mais de 280 manifestaç­ões. Há expectativ­a de que a mobilizaçã­o de hoje supere a de 31 de janeiro, que pelo mesmo motivo levou 1,2 milhão de pessoas às ruas, segundo a polícia. As autoridade­s encorajara­m as pessoas a trabalhare­m de casa, se possível.

O projeto de reforma da previdênci­a está em debate no parlamento. Se aprovado, aumentará a idade oficial de aposentado­ria de 62 para 64 anos e exigirá 43 anos de trabalho para receber uma pensão integral. É uma promessa de campanha de Macron, que enxerga como essencial para garantir a viabilidad­e do sistema de Seguridade Social.

 ?? CFDT/DIVULGAÇÃO ?? Protestos já ocorreram em janeiro, em fevereiro (foto) e agora a previsão é de greve geral
CFDT/DIVULGAÇÃO Protestos já ocorreram em janeiro, em fevereiro (foto) e agora a previsão é de greve geral

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil