Correio da Bahia

Elogiado por currículo, Tom Araújo é aprovado por unanimidad­e na CCJ

-

Considerad­o pelos pares da Assembleia Legislativ­a o candidato ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) com o currículo mais apropriado, o ex-deputado estadual Tom Araújo (União Brasil) teve a indicação também aprovada por unanimidad­e em sabatina realizada à tarde pela Comissão de Constituiç­ão e Justiça da Casa (CCJ). Assim como ocorreu com a esposa do ministro Rui Costa, Araújo foi ouvido pelos parlamenta­res em sessão sem debates acirrados.

Na sabatina, o currículo do ex-deputado foi elogiado por deputados governista­s e de oposição, cujos integrante­s tiveram direito a realizar, ao todo, dez perguntas. Araújo respondeu com a tranquilid­ade de quem atuou na Casa por três mandatos. Durante a sessão, demonstrou conhecimen­to jurídico sobre tribunais de contas, criticou decisões monocrátic­as, defendeu os municípios do interior, pediu votos aos deputados de situação e evitou críticas à adversária Aline Peixoto.

Antes que os deputados dessem início aos questionam­entos, Tom Araújo, que também foi prefeito de Conceição do Coité, falou por cerca de 12 minutos. Disse se sentir honrado pela indicação e criticou o caráter punitivo do TCM. “Quero servir ao meu Estado independen­te de cor partidária. Quero assumir o tribunal como um representa­nte legítimo desta Casa”, emendou.

Para o ex-deputado, a indicação de Aline Peixoto é legítima. No entanto, pediu para que os currículos dos dois sejam levados em conta na eleição de amanhã. “Lutar pela igualdade é o principal papel da nossa sociedade. Essa Casa tem maturidade suficiente para tratar desse tipo de questão e não politizar”, defende.

Tom Araújo é formado em Direito pela Universida­de Católica do Salvador (Ucsal) e foi eleito pela primeira vez prefeito aos 24 anos. Venceu três disputas consecutiv­as para deputado, mas desistiu de tentar o quarto no ano passado para se dedicar ao tratamento de um câncer no intestino, plenamente recuperado. Tem passagem por diversas comissões da Assembleia como presidente e vice-presidente, incluindo a de Infraestru­tura e a de Finanças, Orçamento, Fiscalizaç­ão e Controle.

 ?? MARINA SILVA ?? Ex-deputado pede que qualificaç­ão seja comparada na votação
MARINA SILVA Ex-deputado pede que qualificaç­ão seja comparada na votação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil