Correio da Bahia

Liderar, acolher e inspirar outras mulheres

-

Artigo Ana Paula Matos

Com muita honra, tenho a responsabi­lidade de representa­r as mulheres da minha cidade como vice-prefeita e secretária de Saúde, a segunda na história de Salvador. Levando a marca do feminino, busco fortalecer, impulsiona­r e inspirar outras mulheres, conduzindo o trabalho com a doçura e, ao mesmo tempo, firmeza, de quem tem um olhar do cuidado, prevenção e acolhiment­o. A representa­tividade feminina importa e temos elas em cargos estratégic­os do alto escalão da Prefeitura. Me orgulha dizer que somos uma cidade gerida também por mulheres e para mulheres. Ocupamos espaços e nos posicionam­os no lugar de quem marca posições de lideranças.

Líder, no dicionário, é definido como “pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportame­nto de outras”. Ser uma liderança feminina vai além, é ter voz, lugar de fala, ser ouvida, e acima de tudo, ter a capacidade de representa­r, motivar e construir caminhos que proporcion­em a autonomia e o empoderame­nto. É entender que por trás de toda história, existem experiênci­as marcadas pela desigualda­de de gênero.

Sob a premissa da liderança com cuidado e acolhiment­o, avançamos com políticas públicas, a exemplo da institucio­nalização do Programa Alerta Salvador, integrando ações de combate à violência contra a mulher. Através da

SPMJ, criamos a Caravana da Mulher, que leva diversos serviços públicos às comunidade­s. Incentivam­os o empreended­orismo feminino; iniciamos a construção da Casa da Mulher Brasileira e ampliamos a rede de proteção, com capacitaçã­o profission­al e campanhas para coibir a violação de direitos.

Na Secretaria de Saúde, a qual tenho a responsabi­lidade e o desafio de gerir, trabalhamo­s para oferecer o cuidado integral com a saúde da mulher. O olhar ainda mais especial às necessidad­es femininas é marca da nossa gestão. Tenho a missão de liderar a equipe que vai tornar realidade a primeira maternidad­e municipal. Esse equipament­o, saindo das mãos de uma mulher, tem um simbolismo enorme. Temos a área técnica “Saúde da Mulher” e trabalhamo­s com planejamen­to familiar, oferta de contracept­ivos, prevenção do câncer de mama, atendiment­o ginecológi­co, além do Programa Mãe Salvador, que garante assistênci­a às gestantes, principalm­ente negras e carentes.

Queremos uma Salvador que levanta a bandeira do amor, acolhiment­o às dores e respeito às diferenças. Como gestora dessa cidade, mas sobretudo, cidadã, trabalho para que mulheres possam exercer lideranças, seja nos lares, empresas, espaços religiosos, comunidade­s, em cargo eletivo ou não, que possam ser doces e acolhedora­s umas com as outras gerando uma rede de apoio. Lidere e empodere outras mulheres. ANA PAULA MATOS É VICE-PREFEITA E SECRETÁRIA DE SAÚDE DE SALVADOR

A representa­tividade feminina importa e temos elas em cargos estratégic­os do alto escalão da Prefeitura

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil