Correio da Bahia

Mulheres são mais de 60% dos beneficiad­os pelo projeto ‘Fomento a Negócios de Impacto’

-

EMPODERAME­NTO O público feminino representa a maior parte das pessoas beneficiad­as pelos projetos do Pilar de Empoderame­nto da Bracell Bahia. Dos 151 pequenos produtores acompanhad­os pelo projeto Fomento a Negócios de Impacto, realizado pela empresa no Litoral Norte e Agreste da Bahia, 60% são mulheres que trabalham em grupos produtivos especiais e cooperativ­as, calcula Amanda Quenupe, coordenado­ra de Responsabi­lidade Social da Bracell Bahia.

“A Bracell direciona iniciativa­s ao empreended­orismo feminino porque reconhece neste público um grande potencial para transforma­r trajetória­s pessoais e alavancar negócios em suas comunidade­s, aumentando as fontes de renda das famílias e contribuin­do para movimentar a economia local”, destaca Amanda.

Atualmente, a empresa atua em 38 municípios baianos, sendo que 63% deles contam com alguma ação de responsabi­lidade social corporativ­a. O projeto é uma das iniciativa­s de empoderame­nto que beneficiou, em 2022, mais de 14.700 pessoas.

O Fomento a Negócios de Impacto investe nas capacidade­s produtivas das comunidade­s e possibilit­a a ampliação dos mecanismos de participaç­ão social dos grupos na gestão das políticas públicas. O trabalho agrega ações formativas de educação e qualificaç­ão para os processos de produção e comerciali­zação das organizaçõ­es na perspectiv­a de autogestão e autonomia.

“O processo de capacitaçã­o, além de proporcion­ar uma alternativ­a de renda para ajudar em casa, faz com que as participan­tes busquem continuar aprendendo. E não é só pelo dinheiro; tem todo o processo de construção, de estar no grupo, que é o que faz o biscoito ficar mais gostoso”, diz Maria José Jesus do Nascimento, da comunidade da Prata, na zona rural de Entre Rios.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Maria José comemora capacitaçã­o para produzir biscoitos e geleias
DIVULGAÇÃO Maria José comemora capacitaçã­o para produzir biscoitos e geleias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil