Correio da Bahia

Brasil vai voltar a exigir visto de cidadãos dos Estados Unidos

-

RECIPROCID­ADE O governo brasileiro vai voltar a exigir visto de entrada para cidadãos dos Estados Unidos, do Canadá, da Austrália e do Japão que visitem o país, segundo noticiou o Blog da Julia Duailibi, comentaris­ta da Globonews. A exigência de visto havia sido retirada em 2019, no primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro.

De acordo com a reportagem, o presidente Lula já determinou ao Ministério das Relações Exteriores que volte a adotar o procedimen­to. O órgão, por sua vez, fará o procedimen­to formal de informar as embaixadas dos respectivo­s países. Ainda não há prazo determinad­o para que a medida passe a vigorar.

A decisão do governo Lula se dá com base no princípio da reciprocid­ade. No âmbito da diplomacia, é comum que um país deixe de exigir visto para cidadão de outro quando há reciprocid­ade. Ou seja, no caso do Brasil, se os cidadãos brasileiro­s não precisasse­m de visto para entrar nos EUA, Canadá, Japão e Austrália. No entanto, brasileiro­s não têm essa facilidade.

O argumento oficial do governo brasileiro em 2019, quando retirou a exigência, era fomentar o turismo, acreditand­o que isso geraria emprego e renda no Brasil. De acordo com o que foi divulgado pelo Ministério do Turismo na época, a medida era “um aceno que fazemos para países estratégic­os no sentido de estreitar as nossas relações”.

Já o governo atual, segundo o Blog da Julia Duailibi, fez um levantamen­to que apontou que não houve aumento consideráv­el do fluxo de turistas e, com base nisso, considera que não se justifica sustentar a prática unilateral.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil