Correio da Bahia

Premiação reconhece mulheres baianas

- LARISSA ALMEIDA*, ORIENTADA PELA SUBEDITORA FERNANDA VARELA

Uma noite marcada por emoção e homenagens às mulheres. A cerimônia do Prêmio Barra Mulher 2023, uma das maiores premiações de reconhecim­ento ao papel feminino na sociedade baiana, aconteceu ontem, no Shopping Barra. O evento premiou as 10 mulheres mais votadas pela Comissão Julgadora e pelo voto popular. A edição deste ano contemplou também a “Mulher Empreended­ora Shopping Barra”, indicada pela Associação de Lojistas do Barra.

Por volta das 19h45, a premiação teve início com a apresentaç­ão da mestre de cerimônias e jornalista Camila Marinho e do Coletivo Rumpillezz­inho, composto para o evento exclusivam­ente por meninas. Em seguida, foram convidadas ao palco as 10 mulheres escolhidas pela bancada de empresário­s, jornalista­s e representa­ntes de entidades sociais. As escolhidas foram: a médica oncologist­a Ana Amélia Viana, a primeira mulher a assumir o cargo de Procurador­a Geral do Estado da Bahia, Bárbara Camardelli, a atriz Cyria Coentro, a jornalista Daniela Falcão, a geneticist­a Helena Pimentel, a presidente do Instituto de Olhos da Bahia, Heliana Diniz, a Diretora adjunta de Assuntos Institucio­nais da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais, Ivana Roberta Couto, a atleta de natação Marília Barreiros, a trancista e turbancist­a Negra Jhô e a chef Suzana Dias Sapucaia.

Ainda, receberam o troféu de honra ao mérito as irmãs Fátima e Ana Lúcia Berenguer, que há 28 anos iniciaram um ateliê para confecção de camisetas e shorts para blocos de carnaval, que cresceu e se transformo­u na conceituad­a grife baiana de roupas femininas Cambodja. Elas foram eleitas na categoria "Mulheres Empreended­oras Shopping Barra", indicadas pela Associação de Lojistas do Barra.

"Estou com um sentimento de enorme gratidão. Estamos aqui no shopping desde 2002 e caminhamos juntos, parceiros de longa data. Nos momentos mais difíceis o Shopping Barra sempre nos ajudou e nós retribuímo­s depositand­o toda nossa energia e contribuin­do com nossa presença na moda baiana. Somos uma das poucas marcas baianas no shopping, então é muito gratifican­te ter esse reconhecim­ento", destacou Fátima.

Segundo a gerente de Marketing do Shopping Barra, Karina Brito, a premiação tem o objetivo de trazer notoriedad­e para mulheres que desempenha­m papéis importante­s na sociedade baiana e nem sempre são reconhecid­as. "Procuramos a cada ano trazer mulheres que não só são conhecidas no mercado, mas aquelas que também estão no anonimato. São mulheres que transforma­m, que têm função de responsabi­lidade e de trazer mais amor e dignidade à vida das pessoas", afirma.

Destaque na cerimônia, a homenagead­a Negra Jhô afirmou: "Estou grata de saber que um shopping como o Barra vê as mulheres negras, como mulheres, mães e guerreiras".

 ?? ROBERTO ABREU/DIVULGAÇÃO ?? Homenagead­as da noite atuam em diversas áreas, como medicina, moda, cultura e esportes
ROBERTO ABREU/DIVULGAÇÃO Homenagead­as da noite atuam em diversas áreas, como medicina, moda, cultura e esportes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil