Correio da Bahia

Ataque em templo mata sete pessoas na Alemanha

-

HAMBURGO Um ataque a tiros deixou ontem sete mortos e pelo menos mais oito feridos em um templo de Testemunha­s de Jeová na cidade de Hamburgo, a segunda maior da Alemanha. Não está claro se o atirador está entre as vítimas. Dezessete pessoas que estavam no Salão do Reino escaparam ilesas.

O ataque ocorreu por volta das 21h locais (17h em Brasília). A polícia não soube informar se mais de uma pessoa esteve envolvida na autoria do ataque, que ela qualificou de terrorista, e se há algum suspeito foragido.

As vítimas estavam um Salão do Reino das Testemunha­s de Jeová quando os atiradores entraram

Pelo Twitter, a polícia de Hamburgo informou que “ainda não há informaçõe­s seguras sobre o motivo” do ataque a tiros e pediu à população que não espalhasse suposições ou rumores. A polícia também informou que encontrou uma pessoa sem vida em um centro comunitári­o no mesmo bairro, “que presumimos ser o autor do crime”.

“Todos os mortos têm ferimentos de bala”, disse um porta-voz da polícia ao jornal Hamburger Abendblatt.

O prefeito de Hamburgo, Peter Tschentsch­er, salientou que as forças de segurança estão à caça dos autores. “Estendo minhas mais profundas condolênci­as às famílias das vítimas. As forças estão trabalhand­o a toda velocidade para perseguir os perpetrado­res e esclarecer os antecedent­es”, escreveu em sua conta no Twitter.

Uma vizinha do templo das Testemunha­s de Jeová relatou ao jornal Bild: “Houve cerca de quatro períodos de disparo. Durante esses períodos, vários tiros eram sempre disparados, com intervalo aproximado de 20 segundos a um minuto”.

Embora não se saiba ainda a motivação, a Alemanha tem sido vítima de ataques jihadistas nos anos recentes por sua participaç­ão na coalizão que combateu o Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria. Em 2016, um atentado reivindica­do pelo EI deixou 12 mortos em Berlim.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil